Pular para o conteúdo principal

A parábola do grande banquete

A parábola do grande banquete

Versículo-chave: “E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.”
— Lucas 14:23
Versículos selecionados:
Lucas 14:16-24
NESTA parábola de Jesus, um chefe de família preparou um grande banquete e convidou muitas pessoas para usufruírem das dádivas que ele tão generosamente havia preparado. Quando o banquete ficou pronto, enviou seu servo para trazer os convidados. No entanto, todos os que haviam sido convidados deram uma desculpa para não estarem presentes. (Lucas 14:16-20) Quando o servo relatou isso ao seu senhor, ele ficou irado e enviou seu servo novamente com a comissão de convidar outras pessoas para a festa. Tendo feito isso, o servo retornou e disse: “O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar.” — vs. 22, 23, NVI
O banquete descrito por Jesus nessa parábola representa o banquete espiritual da atual Era Evangélica. Não é para todas as pessoas, porque “muitos são chamados”, ou convidados, mas “poucos são escolhidos”. Isto é, poucos aceitam os termos do chamado de Deus e dedicam totalmente sua vida a fazer a sua vontade, e a seguirem os passos de Jesus, os passos de sacrifício e serviço. Assim, eles se afastam do banquete na mesa espiritual do Senhor. (Mat. 22:14) Os primeiros convidados para esse banquete espiritual foram a nação judaica e, em especial, seus líderes religiosos: aqueles que se sentavam na “cadeira de Moisés”. (Mat. 23:2) No entanto, em vez de aceitarem o chamado de Jesus, de deixarem de estar em união com Moisés para estarem em união com Cristo — o profeta maior do que Moisés — os líderes religiosos “zombaram dele”, e a nação como um todo o rejeitou, segundo somos informados. — Lucas 16:14; 20:17; Isaías 53:3
Em nosso versículo-chave, o servo da parábola recebe a ordem para sair e “forçar” aqueles a quem ele chamaria nos “caminhos e valados” para irem ao banquete de seu senhor. A palavra traduzida por “forçar” significa mais precisamente compelir, implorar ou exortar. O Senhor nunca força, no sentido de impor a aceitação de seus favores. No entanto, ele compele pelo seu amor, sua graça e as promessas dadas aos que amam a justiça. (2 Cor. 5:14, 15) A vontade de Deus era que sua “casa espiritual” ficasse cheia. Assim, depois de dar aos judeus oportunidade suficiente, os apóstolos do Senhor foram comissionados a buscarem os gentios, começando pela conversão de Cornélio. Desde então, o convite para o banquete do Evangelho tem estado aberto a todos, sem distinção. “Não há judeu nem grego, não há nem laço nem liberdade, nem macho nem fêmea, porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” — Gál. 3:28
Quando aceitamos o convite de Deus, é colocada diante de nós uma mesa com abundante alimento espiritual. Há alimento para satisfazer todo anseio e fome espiritual, mais do que possamos pedir ou conceber. É um banquete de alegrias e prazeres na presença do Senhor e na obra de seu plano de abençoar toda a humanidade. Participar nesse banquete envolve abandonar anteriores esperanças, objetivos e empenhos mundanos. Na proporção em que as coisas terrenas são abandonadas, e de acordo com nossa fome de justiça, podemos nos banquetear amplamente. (Sal. 147:14; Mat. 5:6) “Provem, e vejam como o Senhor [Yahweh] é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” — Salmo 34:8, NVI
Deus, em sua presciência, determinou um número fixo para constituir a igreja de Cristo, aqueles cujos nomes serão “escritos nos céus”. (Apo. 7:4; Lucas 10:20) Quando o número dos eleitos estiver completo, a casa espiritual do Senhor finalmente estará completa. Então, o restante da humanidade será elevado e abençoado, para que possam encher a casa terrena de Deus.

Obs.: Artigo originalmente publicado em A Aurora.

Gostaria de estudar a Bíblia conosco? Entre em contato pelo Telegram: https://t.me/ebbereanos 📲

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas frequentes sobre os Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷 Temos recebidos muitas perguntas sobre o Movimento dos Estudantes da Bíblia e seu fundador, o Irmão Charles Taze Russell. Daremos aqui respostas diretas e indicaremos postagens onde poderão se aprofundar no assunto abordado. Os assuntos estão divididos por tópicos, que serão constantemente atualizados. COMPARAÇÃO COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Questão do sangue: Atos 15:29 proíbe transfusão de sangue? Obviamente, não. O texto fala de comersangue, não de usá-lo para fins medicinais. Ademais, 1 Cor. 10:25-27 dá a entender que a questão de não comer sangue era um arranjo temporário, apenas para não causar mais atritos entre os cristãos de origem judaica e os cristãos gentios. Paulo diz ali que alguém, ao ir no açougue ou na casa de um não-cristão, podia comprar ou comer de tudo sem perguntar a origem. (Os pagãos comiam alimentos feitos de sangue. Se não fosse correto comer sangue, por que Paulo daria essa ordem?) Veja também: Será que as transfusões de sangue são proibidas por …

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

Relatório EBB do Primeiro Quadrimestre de 2019 — 2019 Jan-April BBS Report

𝕰𝖘𝖙𝖚𝖉𝖆𝖓𝖙𝖊𝖘𝖉𝖆𝕭𝖎́𝖇𝖑𝖎𝖆𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝖔𝖘
𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝕭𝖎𝖇𝖑𝖊𝕾𝖙𝖚𝖉𝖊𝖓𝖙𝖘𝖎𝖓𝕭𝖗𝖆𝖟𝖎𝖑
Relatório do Primeiro Quadrimestre de 2019
2019 January - April Report

🇧🇷Amados Santos,
Gostaríamos de compartilhar com vocês alguns dos maravilhosos desenvolvimentos na Obra da Vinha no Brasil. Nosso objetivo é encontrar o verdadeiro trigo, aqueles cristãos sinceros que poderão ser futuros membros da Classe de Noiva. Portanto, confiamos nas orientações do Senhor e nos cuidados providenciais para nos ajudar a encontrá-los.
Temos usado vários modos para pregar a Mensagem da Colheita a TODOS:

🇺🇸Dear Saints,
We would like to share with you some of the wonderful developments in the Work of the Vine in Brazil. Our goal is to find the true wheat, those sincere Christians who can be prospective members of the Bride Class. So we rely in the Lord’s leadings and providential care to help us find them.
We have been using several venues to preach the Harvest Message to ALL:
YOUTUBE: “ESTUDANT…