Pular para o conteúdo principal

Ruptura?


Será que há ruptura nos Estudantes da Bíblia Bereanos? Não, não há. Uma ruptura “legítima” dentro de um Movimento ocorre quando membros influentes e/ou de longa data criam, por um tempo,  alguma polêmica polarizadora de opiniões (semeando a discórdia). Depois, tais membros influentes resolvem sair e, com isso, arrebanham com eles, uma parte dos seguidores. Jamais tivemos isso no Brasil em nenhum desses aspectos.

Para começo de história, a obra dos Estudantes da Bíblia Bereanos é recente. Ela é fruto do empenho inicial do Irmão André Couceiro e da Irmã Simony de divulgarem intensamente os Estudantes da Bíblia nas redes sociais e no YouTube (canal que, a propósito, conta com milhares de seguidores). Desde o início, o grupo conta com o apoio de outros queridos irmãos e, o mais importante de tudo — sempre contou com o apoio de diversas eclésias (congregações) de Estudantes da Bíblia nos EUA e em outros países.

Ocorre que nesta fase inicial, os Bereanos têm operado quase que exclusivamente pela internet, com exceção de suas convenções anuais e outras reuniões especiais, como o Memorial. Como sabemos, a internet é um terreno instável e volátil. Por conta disso, muitos que procuram os Estudantes da Bíblia Bereanos acham que é muito fácil tornar-se um Estudante da Bíblia, bastando para isso postar algumas fotos de nossas reuniões e publicações, ou colocar, na imagem de capa do Facebook, um símbolo da Cruz Coroada, ou da Tabela das Eras, etc, e — “voilà!” — já sou um Estudante da Bíblia. Alguns que, no decorrer dos anos, fizeram isso, eram pessoas com problemas não resolvidos (pecados, falhas de caráter, vícios) e que haviam sido expulsos de suas anteriores religiões, mais especificamente das Testemunhas de Jeová. Daí, quando essas pessoas descobrem que não toleramos o pecado, simplesmente resolvem sair. (Obs.: ‘Todos pecaram e não atingem a glória de Deus’, diz Romanos 3:23. O problema não é o pecado em si. O problema é o não arrependimento ou a prática continuada do pecado.)

Há também a questão da organização dos Estudantes da Bíblia e de nossos ensinos fundamentais. Muitos desses “ex-seguidores” da página dos Estudantes da Bíblia  (não os chamaremos de “associados” pois nunca o foram), têm profundos problemas com a questão de hierarquia e organização — acham que “vale tudo”, querem destaque e ser líderes, etc., mas não querem estudar a Bíblia realmente. Como é de se esperar, a empolgação deles não dura muito.

Já outros, com um espírito extremamente “ecumênico”, simplesmente discordam de nossas doutrinas fundamentais e, com o tempo, acabam saindo também.

Mas note que todos esses não tinham, nunca tiveram, nenhuma associação real, influente e duradoura em nosso meio.

Mesmo alguns que estiveram acompanhando os Bereanos por um tempo um pouco maior e depois saíram, não se enquadram na definição inicial de nossa resposta/artigo. Nunca foram anciãos ou diáconos entre nós, nem nunca deram palestras presenciais ou pela internet em nossas reuniões e convenções. Eram “bebês espirituais” (1 Cor. 3:1) que, ironicamente, em vez de alcançarem a maturidade, saíram apenas para fazer pirraça.



Devemos crescer na maturidade cristã, e não continuarmos “bebês em Cristo” (1 Cor. 3:1)


Para exemplificar e sem citar nomes, certo indivíduo que esteve associado conosco assistiu, se muito, duas reuniões online e esteve em algumas reuniões presenciais. Ao sair, criou páginas na internet dando a impressão que são um grupo legítimo de Estudantes da Bíblia neste país. Mas um exame mais detalhado revela que o que se tem são apenas as páginas na internet desse ou de outros que o apoiam e saíram em circunstâncias similares. Alguns desses indivíduos até mesmo já receberam o repúdio e a repreensão de alguns irmãos dos Estados Unidos, que se expressaram contra a atitude anti-cristã deles. Ao passo que não julgamos as motivações de tais pessoas, condenamos veementemente suas atitudes.

Conclusão
Com toda a sinceridade, não encaramos essas pessoas e páginas como sendo reais Estudantes da Bíblia ou fazendo a obra desse Movimento Religioso que foi criado pelo Pastor Russell em meados de 1870. Por isso, podemos afirmar que os Estudantes da Bíblia Bereanos não é um grupo fragmentado, mas unido, embora pequeno no momento. 

Convidamos você a acompanhar nossas reuniões regulares pelo Facebook e YouTube para nos conhecer melhor.

Também, para entender melhor como os grupos legítimos são formados, queira ler as seguintes postagens deste site:


Obs.:
 
  1. O artigo acima não é, de modo algum, um ataque a nenhuma pessoa ou grupo em particular, mas simplesmente um direito respeitoso de resposta.
  2. Nem todos os que deixaram de acompanhar a obra dos Estudantes da Bíblia Bereanos o fizeram pelos motivos acima. Respeitamos o direito da livre associação religiosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…