Pular para o conteúdo principal

SERÁ QUE TODO GRUPO QUE USA O NOME ESTUDANTES DA BÍBLIA ESTÁ ASSOCIADO COM O MOVIMENTO?



Não, não está. O nome Estudantes da Bíblia é um nome genérico que tem sido usado por diversos grupos, mesmo por grupos que nunca estiveram associados com o Movimento Religioso dos Estudantes da Bíblia, criado pelo Pastor Russell em meados de 1870.

Mesmo entre os grupos e/ou indivíduos que estiveram associados com o Movimento no passado, muitos se separaram e fizeram grandes mudanças nas doutrinas principais. Entre esses, por exemplo, estão os associados com o Movimento Missionário da Casa do Leigo, fundado em 1918 por Paul S. L. Johnson, um peregrino proeminente e secretário pessoal do Pastor Russell. Esse grupo também possui divisões, como a Associação dos Estudantes da Bíblia Epifania, fundada em 1956 por John J. Hoefle. Esses dois grupos, por exemplo, não creem que a porta para a Chamada Celestial esteja aberta. No Brasil, em São José dos Pinhais (Paraná) esse grupo possui duas congregações.

Há também indivíduos que estiveram associados com algum dos principais grupos de Estudantes da Bíblia e resolveram se separar por algum motivo, geralmente por suas próprias interpretações divergentes da Bíblia ou outros problemas. Certas interpretações podem ser tão divergentes que, em alguns casos, afetam doutrinas principais sobre a Trindade, o Inferno e a alma imortal. Temos relatos de grupos que se afastaram desse modo em alguns países. Tais grupos ou indivíduos podem ter páginas ou sites com o nome "Estudantes da Bíblia", mas com pouca ou nenhuma obra real sendo feita fora do ambiente virtual. 

Há casos em que os grupos e/ou indivíduos nunca estiveram associados com os Estudantes da Bíblia, mas usam esse nome. Um exemplo clássico é um grupo em Angola que usa o nome Estudantes da Bíblia e ensina que Jesus e Yahweh são as mesmas pessoas. Aqui no Brasil, há um site Evangélico que também usa o nome “Estudantes da Bíblia”, sem a menor conexão com nossa obra.

A obra dos Estudantes da Bíblia Bereanos

No Brasil a obra que os Estudantes da Bíblia Bereanos tem realizado inclui a tradução oficial de livros, revistas e tratados, entre eles:

Temos realizado convenções em diversos estados:
Possuímos também o canal do YouTube E. B. Bereanos, bem como a página e o grupo de Facebook de mesmo nome. Também atuamos no Instagram, no Twitter e no G+.

Os Estudantes da Bíblia Bereanos também estão associados e cooperam de perto com diversas eclésias e grupos dos Estados Unidos, entre eles:
Naturalmente, há indivíduos e grupos isolados que recebem apoio de outros Estudantes da Bíblia na forma de publicações, visitas, etc., e que compartilham, de modo geral, as crenças básicas do Movimento. Esses também podem ser reais Estudantes da Bíblia, desde que sejam reconhecidos como tais.

Em resumo, ao se deparar com o nome "Estudantes da Bíblia", não conclua automaticamente que tal grupo ou indivíduo está realmente associado com o Movimento fundado pelo Pastor Russell em meados de 1870. Certifique-se primeiro se o(s) mesmo(s) está(ão) associado(s) historicamente e/ou na prática com os principais grupos que refletem a essência do Movimento criado pelo Pastor Russell e que, ainda hoje, deixam brilhar a luz do verdadeiro cristianismo em toda a Terra.

Comentários

  1. Sua transparência e sinceridade..e muita atraente...Sem sombra de dúvidas ( IHVH) está do seu lado. 🌻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por expressar sua opinião!

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…