SERÁ QUE TODO GRUPO QUE USA O NOME ESTUDANTES DA BÍBLIA ESTÁ ASSOCIADO COM O MOVIMENTO?



Não, não está. O nome Estudantes da Bíblia é um nome genérico que tem sido usado por diversos grupos, mesmo por grupos que nunca estiveram associados com o Movimento Religioso dos Estudantes da Bíblia, criado pelo Pastor Russell em meados de 1870.

Mesmo entre os grupos e/ou indivíduos que estiveram associados com o Movimento no passado, muitos se separaram e fizeram grandes mudanças nas doutrinas principais. Entre esses, por exemplo, estão os associados com o Movimento Missionário da Casa do Leigo, fundado em 1918 por Paul S. L. Johnson, um peregrino proeminente e secretário pessoal do Pastor Russell. Esse grupo também possui divisões, como a Associação dos Estudantes da Bíblia Epifania, fundada em 1956 por John J. Hoefle. Esses dois grupos, por exemplo, não creem que a porta para a Chamada Celestial esteja aberta. No Brasil, em São José dos Pinhais (Paraná) esse grupo possui duas congregações.

Há também indivíduos que estiveram associados com algum dos principais grupos de Estudantes da Bíblia e resolveram se separar por algum motivo, geralmente por suas próprias interpretações divergentes da Bíblia ou outros problemas. Certas interpretações podem ser tão divergentes que, em alguns casos, afetam doutrinas principais sobre a Trindade, o Inferno e a alma imortal. Temos relatos de grupos que se afastaram desse modo em alguns países. Tais grupos ou indivíduos podem ter páginas ou sites com o nome "Estudantes da Bíblia", mas com pouca ou nenhuma obra real sendo feita fora do ambiente virtual. 

Há casos em que os grupos e/ou indivíduos nunca estiveram associados com os Estudantes da Bíblia, mas usam esse nome. Um exemplo clássico é um grupo em Angola que usa o nome Estudantes da Bíblia e ensina que Jesus e Yahweh são as mesmas pessoas. Aqui no Brasil, há um site Evangélico que também usa o nome “Estudantes da Bíblia”, sem a menor conexão com nossa obra.

A obra dos Estudantes da Bíblia Bereanos

No Brasil a obra que os Estudantes da Bíblia Bereanos tem realizado inclui a tradução oficial de livros, revistas e tratados, entre eles:

Temos realizado convenções em diversos estados:
Possuímos também o canal do YouTube E. B. Bereanos, bem como a página e o grupo de Facebook de mesmo nome. Também atuamos no Instagram, no Twitter e no G+.

Os Estudantes da Bíblia Bereanos também estão associados e cooperam de perto com diversas eclésias e grupos dos Estados Unidos, entre eles:
Naturalmente, há indivíduos e grupos isolados que recebem apoio de outros Estudantes da Bíblia na forma de publicações, visitas, etc., e que compartilham, de modo geral, as crenças básicas do Movimento. Esses também podem ser reais Estudantes da Bíblia, desde que sejam reconhecidos como tais.

Em resumo, ao se deparar com o nome "Estudantes da Bíblia", não conclua automaticamente que tal grupo ou indivíduo está realmente associado com o Movimento fundado pelo Pastor Russell em meados de 1870. Certifique-se primeiro se o(s) mesmo(s) está(ão) associado(s) historicamente e/ou na prática com os principais grupos que refletem a essência do Movimento criado pelo Pastor Russell e que, ainda hoje, deixam brilhar a luz do verdadeiro cristianismo em toda a Terra.

Comentários

  1. Sua transparência e sinceridade..e muita atraente...Sem sombra de dúvidas ( IHVH) está do seu lado. 🌻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por expressar sua opinião!

Postagens mais visitadas