Pular para o conteúdo principal

As tempestades na jornada do cristão


Português 🇧🇷

As experiências tempestuosas aplicam-se tanto a toda a Igreja quanto a cada membro individual. É verdade que existem certas tempestades, dificuldades e provações comuns a todo o mundo da humanidade; e, como o apóstolo diz: "Toda a criação geme e está com dores de parto até agora, esperando pela manifestação dos filhos de Deus". Mas essas tempestades que afligem a Igreja são especialmente peculiares e diferentes em alguns aspectos de todas as que afligem o mundo. Elas nos sobrevêm porque não somos do mundo, porque estamos separados do mundo e do seu espírito, suas aspirações e estamos seguindo as novas aspirações e orientações do Senhor. Observe as palavras do Mestre: “Se o mundo vos odeia, sabeis que ele me odeia antes que vos odeie. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o seu próprio; mas porque não sois do mundo, mas eu vos escolhi do mundo, o mundo vos odeia.” (João 15:18, 19) Por assim dizer, quando deixamos o mundo, começamos nossa viagem para nosso porto de descanso, a gloriosa Cidade Celestial, a Nova Jerusalém.

Com alguns, o início da jornada é pacífico e as condições são favoráveis, de modo que há mais ou menos a tentação de velejar ao longo da costa e se sentir em casa no oceano, em vez de se dirigir diretamente ao porto de descanso. Com outros, os ventos tempestuosos sopram desde o início, sugerindo a impossibilidade da jornada, para que fiquem atemorizados e voltem, tendo concluído que o custo de perder o lar atual seria muito grande, e, portanto, seria melhor abandonar o projeto. Essas duas influências são muito bem sucedidas em muitos; e eles voltam depois de terem decidido fazer a jornada em harmonia com o convite do Senhor para segui-Lo, suportar as dificuldades, separar-se dos interesses terrenos e buscar Sua bênção e favor.

Nosso apelo é para aqueles que não foram seduzidos a voltar pelas atrações da paz e da calma, que não foram desencorajados pelas tempestades e pelos aspectos ameaçadores, mas que prosseguem com toda a coragem no caminho para o porto celestial. Sobre tais, afirmamos com confiança que, antes de avançarem muito no caminho serão assolados pelas tempestades e as ondas, e o Adversário tentará desviá-los por meio de oposição, tentações e seduções. Essa é a experiência do povo do Senhora em geral, e que as Escrituras garantem que todos podem esperar ter: “O servo não é maior que o seu Senhor”; e as experiências do Mestre devem ser, pelo menos num grau considerável, as experiências de todos aqueles que seguirão Seus passos. (Artigo baseado em SM739, 743-746)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…