Quem são os Estudantes da Bíblia Bereanos?

Os Estudantes da Bíblia Bereanos eram antes conhecidos no Brasil como Estudantes da Bíblia Associados. Por um breve período de tempo, usamos também o nome Estudantes da Bíblia Livres, que levou a alguns mal-entendidos sobre nossa postura doutrinária e moral. Por fim, decidimos usar o nome Estudantes da Bíblia Bereanos. Mas por que usar o termo “Bereanos”? Isso porque se harmoniza melhor com o perfil do Movimento dos Estudantes da Bíblia em nosso país. Prezamos muito nosso amado Irmão Russell, mas não o vemos como uma autoridade final e absoluta em tudo o que ele escreveu. Russell certamente tinha bênçãos especiais de Deus, um coração de ouro e uma coragem de defender a Verdade. Mas Russell não era inspirado, nem infalível. O próprio Russell não via a si mesmo desse modo. 

Os bereanos do passado avaliavam primeiro cada ensino à luz da Bíblia antes de aceitá-los. Foram chamados de mais nobres por terem essa mentalidade. (Atos 17:11) Procuramos fazer o mesmo. Assim, certos escritos do Pastor Russell, como por exemplo sobre Cronologia e a Grande Pirâmide de Gizé têm sido rejeitados, em parte ou completamente, por nossos irmãos, se ou quando se convencem de que esses ensinos estão errados. 

Por outro lado, por prezarmos a verdadeira liberdade, consideramos como irmãos e irmãs em Cristo aqueles irmãos de outros grupos que acham que esses ensinos têm alguma importância bíblica. “Esteja cada um plenamente convencido em sua mente.” (Romanos 14:5)

O mesmo afirmamos para outros aspectos posteriormente ensinados sobre Charles Taze Russell. A maioria de nós não concorda que ele é o “escravo fiel e prudente” de Mateus 24:45.  Cremos que esse ensino se aplica a todos os cristãos gerados por Espírito em toda a Era Evangélica. Também, é improvável que Russell seja o “Mensageiro de Laodiceia”, pois há outras explicações mais plausíveis para os anjos, ou mensageiros, enviados às sete eclésias (congregações) de Apocalipse. Entretanto, não queremos ser dogmáticos. Por isso, e por nos considerarmos nobres “bereanos”, respeitamos opiniões em contrário sobre esses assuntos.

Somos livres para expressarmos opiniões diferentes em doutrinas não salvíficas, mas isso não significa que descartamos totalmente todo e qualquer ensino do Irmão Russell, ou que estamos abertos para aceitar opiniões contrárias sobre as Verdades fundamentais de que não há Trindade, Inferno de Fogo, alma imortal, etc.

Somos livres de alguns erros doutrinais, mas ainda assim somos escravos de Deus, de Cristo e de nossos irmãos. Defendemos, como todos os Estudantes da Bíblia ao redor do mundo, os mais altos padrões de moral bíblica. Jamais confundamos nossa liberdade em Cristo com “libertinagem” para fazer as obras da carne.

Como bons estudantes, queremos entender e pesquisar os ensinamentos vigentes nos diversos círculos do Movimento dos Estudantes da Bíblia, mas não queremos impor nossa opinião a ninguém nesses assuntos. Acima de tudo, queremos entender e estudar a Bíblia Sagrada, essa sim, fonte inerrante e derradeira de toda a Verdade. Em todas as coisas, queremos ser como os bereanos:

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade.” (Atos 17:11, KJA)

Para maiores informações, queira ver também o subtópico PERGUNTAS SOBRE OS ESTUDANTES DA BÍBLIA, CRENÇAS E PRÁTICAS, na postagem Perguntas frequentes sobre os Estudantes da Bíblia. E também: Será que todo grupo que usa o nome Estudantes da Bíblia está associado com o Movimento?

Este texto não pode ser reproduzido sem a expressa autorização do autor. Todos os direitos reservados. ©


Comentários

Postagens mais visitadas