As Testemunhas de Jeová e os terrores do Armagedom

Crédito da imagem: JW.org

A Sociedade Torre de Vigia tem publicado prolificamente diversos livros e revistas que retratam os terrores do Armagedom. Em 1959 a Sociedade Torre de Vigia lançou o livro Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado. Surpreendentemente, esse livro foi também o principal instrumento para a instrução dos filhos de Testemunhas de Jeová até 1978.

A seguinte descrição do "Grande Dia" em que Deus matará todos os que não são Testemunhas de Jeová, e as imagens associadas, provavelmente causaria grande desconforto psicológico a adultos, e, principalmente, a crianças:

20 Gog, o Diabo, usa as nações e os governantes da terra para atacar a sociedade do Novo Mundo. A maior parte da humanidade estará ao lado do Diabo. A Bíblia diz a respeito do ataque total do Diabo contra a sociedade do Novo Mundo de Jeová: "Virás pois do teu lugar, das bandas do norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento, e exército numeroso; e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra."  Ezequiel 38:15, 16, Al.

21 Êste ataque contra os últimos da nação espiritual de Deus e seus companheiros, as "outras ovelhas", é realmente um ataque contra o reino de Deus. Portanto, o ataque exige a decisão da questão: Quem dominará o céu e a terra? Êle provoca a Jeová a grande ira: "Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue [Gog] contra a terra de Israel, diz o Senhor Jeová, que a minha indignação subirá a meus narizes." (Ezequiel 38:18, Al) A ira de Jeová sobe-lhe ao rosto. Chega o "dia da ira de Jeová". — Sofonias 2:2.

22 Levado a grande ira pelo ataque total contra seu próprio povo, Jeová entra em ação. Diz Jeová: "Chamarei toda espécie de terror contra Gog." (Ezequiel 38:21, Ver. Normal Revisada, em inglês) Jeová dá a Cristo, o Rei, a ordem de destruir o mundo iníquo do Diabo. Como? Com "toda espécie de terror".

23 A Bíblia diz-nos quais serão alguns dêstes terrores. Jeová diz: "Uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxôfre farei cair sobre ele [Gog, o Diabo], e sôbre as suas tropas, e sôbre os muitos povos que estiverem com êle." (Ezequiel 38:22, Al) Haverá grande terror no Armagedom. "Toda espécie de terror" será usada para destruir êste velho mundo — aguaceiros, chuvas inundantes, enchentes, terremotos, gigantescas pedras de saraiva e chuva de fogo. Haverá terror na terra, terror no mar e terror no ar.

24 O Armagedon apanhará com surprêsa chocante a todos os que estiverem fora da sociedade do Novo Mundo. Falando-nos do terror das pessoas no Armagedom, a Bíblia diz: "Está perto o dia de Jeová. Virá da parte do Todo-Poderoso como uma assolação. Portanto serão remissas todas as mãos, e se derreterá todo o coração de homem: perturbados ficarão, e deles se apoderarão ânsias e dores; torcer-se-ão como a mulher que está de parto; olharão atônitos uns para os outros; os seus rostos tornar-se-ão rostos flamejantes." — Isaías 13:6-8.

25 Calafrios de terror passarão pelas massas do povo, de modo que perderão o autocontrole; começarão a matar uns aos outros. "Naquele dia haverá da parte de Jeová um grande tumulto entre eles; pegarão cada um na mão do seu próximo, e a sua mão se levantará contra a mão do seu próximo." (Zacarias 14:13) Então, "a espada de cada um se voltará contra seu irmão". (Ezequiel 38:21, Al) Mas a sua luta egoísta pela sobrevivência será em vão. Os que escaparem de ser mortos pelos seus vizinhos serão destruídos pelos exércitos celestiais de Deus.

26 Os anjos de Cristo ferirão a todos os oponentes do reino de Deus e das testemunhas do seu reino com uma terrível destruição. Uma praga que corroerá a carne destruirá a muitos. Jeová diz: "Consumir-se-á a carne deles, estando eles em pé, e os seus olhos se consumirão nas suas covas, e a sua língua se consumirá na sua boca." (Zacarias 14:12) Serão consumidas as línguas dos que zombam e escarnecem do aviso do Armagedom! Serão consumidos os olhos dos que recusam ver o sinal do "tempo do fim"! Serão consumidas as carnes dos que não querem aprender que o nome do Deus verdadeiro e vivo é Jeová! Serão consumidas enquanto estiverem ainda de pé! (Nota do autor deste artigo: Veja o uso de repetições com exclamações, como que querendo enfatizar o que acontecerá a quem não seguir as Testemunhas de Jeová.)

27 Onde poderão as pessoas esconder-se diante desta destruição vinda da parte de Deus? Em nenhuma parte! Jeová diz: "Nenhum deles escapará. Embora cavem até o Seol, dali os tirará a minha mão; embora subam até o céu, dali os farei descer. Embora se escondam no cume do monte Carmelo, busca-los-ei e dali os tirarei; embora estejam escondidos dos meus olhos no fundo do mar, dali darei ordem a serpente, e ela os morderá." (Amós 9:1-3) Todas as vias de escape ficarão fechadas! Para onde quer que fujam, Deus os achará e os destruirá.

28 Terá desaparecido o poder do dinheiro! Os governos que imprimem dinheiro entrarão em colapso na destruição. Mesmo se alguns tiverem ouro e prata, não lhes comprará proteção. Deus declara: "Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação de Jeová." — Sofonias 1:18.


29 Haverá cadáveres em tôda parte — de um confim da terra até o outro. Jeová diz: "Eu vou chamar uma espada que venha sobre todos os habitantes da terra." Sem serem ajuntados, sem serem enterrados, sem serem lamentados, os cadáveres serão como fertilizante sobre o solo, assim como diz a Bíblia: "Os mortos de Jeová se extenderão naquele dia desde uma a outra extremidade da terra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem enterrados; servirão de esterco sobre a face da terra." — Jeremias 25:29, 33. (Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, 1959, pp. 206-210, negrito acrescentado)

Imagens dos terrores do Armagedom (pp. 208, 209)

Destaque na pág. 209: Menina segurando 
uma boneca caindo no abismo

É apropriado perguntar: Que organização religiosa consideraria isso "alimento no tempo apropriado" para a instrução de adultos, e, pior ainda, de crianças? Que tipo de pais leriam essas histórias para seus filhos?

Nota do autor deste artigo:
A Sociedade Torre de Vigia não abandonou a tática de utilizar a propaganda do terror. Como exemplo, vejam esta imagem de extremo mau gosto que apareceu na página 23 da edição de 1.º de setembro de 1997 da revista oficial das Testemunhas de Jeová, A Sentinela, e na página 11 da brochura O Que Deus Requer de Nós (publicada pelas Testemunhas de Jeová em 1996):

Note a expressão de terror do homem caído no canto inferior direito

Em contraste, os Estudantes da Bíblia entendem que o Armagedom é a destruição, da parte de Deus, de sistemas, não de indivíduos: o sistema político, religioso, econômico, social, etc, é que será destruído. Logo depois começa a Era Milenar, onde todos — TODOS — receberão uma oportunidade justa de conhecerem a Deus, sem a influência do diabo, do mundo e da carne imperfeita. É somente durante os Mil Anos que a humanidade será julgada, não antes. Nesta Era Evangélica, apenas a Igreja, isto é, os crentes gerados por Espírito, é que já estão sendo julgados.

Baixe aqui este artigo em PDF.

Leia também:
Assista a nosso vídeo:



Comentários

  1. Pressupondo que essa visão “apocalíptica” dos TJ, s seja um exagero e irreal, como podemos entender a similaridade dos dias de Noé? Jesus disse que assim como foi nos dias de Noé assim seria também no futuro, as pessoas comiam, bebiam, etc., não deram a mínima a mensagem de Deus, o resultado foi destruição.
    O que podemos entender com o texto de 2 tessalonicenses 2: 10-12? Onde em sumo as pessoas preferem acreditar na mentira (independente qual mentira, religiosa, politica, etc.), e Deus respeita isso, mas no final o resultado será somente a destruição.
    Essa visão de que todos darão as mãozinhas e passaram todos saltitantes para o milênio contradiz não somente estes relatos como muitos outros.
    Eu particularmente acredito que as pessoas que não tiveram a oportunidade de ter contato com as verdades bíblicas (por causa da religião predominante de seu país, exemplo islã ou países comunistas). Digo contato com a verdade, não as mentiras da cristandade, não passaram desapercebidas por Jeová.
    E sejam sinceros, os senhores já estiram no meio de uma guerra? Já notaram como fica uma carnificina só? Acham que o que aconteceu com Jerusalém em 70 EC foi tu do bonitinho? Jesus disse que seria a maior tribulação que existiu e o armagedom será uma guerra contra todos (Grande e pequenos como diz apocalipse) não somente aos governos e religiões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se entendermos que a comparação com os “dias de Noé” é literal, deveríamos aceitar, então, que apenas 8 pessoas sobreviveriam, e o restante seria destruído no Armagedom. Aliás, toda a chave para o correto entendimento da Bíblia consiste em sabermos o que é literal, e o que é figurado.

      No caso de palavras de Jesus sobre “os dias de Noé”, o foco ali não era na destruição em si. Leia a passagem inteira e verá que Jesus estava enfatizando o elemento-surpresa. Ou seja, não sabemos quando exatamente ele se revelará ao mundo. É por isso que Jesus diz, em Mateus 24:42: “Portanto, mantenham-se vigilantes, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.”

      Devemos entender que Jesus não está julgando o mundo da humanidade nesta Era Evangélica. Ele mesmo disse:

      “Se alguém ouve as minhas palavras e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia." João 12:47‭-‬48, NVI

      Vemos claramente que Jesus não está julgando hoje os que rejeitam a ele. Também, não podemos afirmar que o “último dia” ao qual Jesus se refere é o dia de sua vinda (revelação) para o mundo. Se fosse, todas as pessoas que rejeitaram a Jesus no passado teriam de ser ressuscitadas antes do Armagedom para serem julgadas e condenadas junto com o restante da humanidade que não aceitou a Jesus.

      O que faz mais sentido, portanto, é que o “último dia” ao qual Jesus se refere é a Era Milenar, o dia de mil anos que começará após a Grande Tribulação e o Armagedom.

      João 12:47‭-‬48 é o texto-chave para entendermos todos os demais textos.

      Isso não quer dizer que não haverá mortos durante a Grande Tribulação e durante o Armagedom, pois a Bíblia diz que se “aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria”. (Mat. 24:22)

      Vemos aí pelo menos duas possibilidades: morte incidental, por conta da grande anarquia mundial, ou mesmo morte causada pelos exércitos celestiais de Deus, impedindo que alguns adentrem no Milênio por não estarem preparados para isso.

      Mas não significa que os que morrerem nessa ocasião já vão para a Segunda Morte, o Lago de Fogo, isso porque, como já vimos, o mundo da humanidade só será julgado durante a Era Milenar. Qualquer pessoa que, incidentemente ou não, morra por ocasião da vinda de Jesus, será ressuscitada durante o Milênio para receber um julgamento justo, sem a influência do diabo, da carne e do mundo.

      A Bíblia também deixa claro que a Igreja já está hoje debaixo de julgamento. (1 Pedro 4:17) Isso significa que todos os que foram gerados por Espírito e abandonaram a Verdade (Jesus) e estiverem vivos por ocasião da vinda de nosso Senhor, serão destruídos por ele. Esses, e apenas esses, vão para a destruição eterna, ou o Lago de Fogo*, nessa momento.

      * O Lago de Fogo é a “Segunda Morte”, diz a Bíblia em Apocalipse 20:14. Apenas os que saíram da Primeira Morte (morte adâmica) podem ir para a Segunda Morte (morte pelos próprios pecados). Nesta Era Evangélica, apenas os que foram gerados por Espírito e tiveram o pecado adâmico perdoado, e, portanto, saíram da Primeira Morte, é que podem ir para a Segunda Morte.

      RESUMINDO: Na Grande Tribulação e no Armagedom muitos morrerão. Mas apenas os que forem gerados por Espírito e que pecaram contra o Espírito Santo é que, ao morrerem, morrem para sempre. Os demais serão ressuscitados no momento apropriado para receberem seu julgamento justo.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por expressar sua opinião!

Postagens mais visitadas