Pular para o conteúdo principal

A Arca do Pacto — Paralelos bíblicos

Português 🇧🇷

A ARCA DO PACTO, que ficou no meio do rio enquanto os israelitas atravessavam, era um símbolo do favor de Deus para com eles. Em seu significado mais completo, representa apropriadamente o futuro favor de Deus para com o mundo inteiro por meio de Cristo. As águas do Jordão, representando a sentença de morte, secaram-se quando a Arca, levada pelos sacerdotes, entrou no rio. A Arca representa tanto a morte como a ressurreição de Jesus, pela qual vem o cancelamento da sentença de morte para que a terra prometida de bênçãos e descanso possa ser alcançada pela humanidade. A palavra de Deus afirma que “todas as nações” serão abençoadas através da “semente de Abraão, que é Cristo”. — Gál. 3: 8, 16

Também é significativo que a Arca tenha sido carregada pelos sacerdotes e que estes tenham passado pelo Jordão antes que qualquer um do povo pudesse atravessar. Estarem de pé, no meio do rio, ilustra o papel essencial desempenhado pelo grande sumo sacerdote e seus sacerdotes associados em libertar o povo da condenação. Jesus morreu pelos pecados do mundo, parando simbolicamente no meio do Jordão, para que o mundo tivesse a oportunidade de passar. (João 1:29) Os subsacerdotes, seguidores dos passos de Cristo, também param ali. Eles sacrificam suas vidas para que na próxima era possam participar na obra de ajudar o mundo a sair da terrível maldição da morte.

Não era necessário que os sacerdotes permanecessem no meio do rio Jordão para completar a prefiguração. Doze pedras foram colocadas exatamente onde os sacerdotes estavam. Essas pedras ilustram bem o “pequeno rebanho” de fiéis que foram chamados de cada “povo e nação”, e preparados para agirem como “reis e sacerdotes”. Eles, com Cristo como cabeça, reinarão sobre a Terra como o “sacerdócio real” de Deus em seu reino vindouro. (Lucas 12:32; Apo. 5:9, 10; 1 Ped. 2:9) Esses seguidores do Mestre tornam-se ‘mortos com Cristo’ de acordo com a carne. (Rom. 6:8) Eles não atravessam o Jordão, mas permanecem em seu meio, como as pedras que “estão lá até hoje”. (Jos. 4:9) Eles desistem de sua herança na terra de Canaã para buscarem o chamado celestial para a natureza divina, para que possam fazer parte da classe sacerdotal na era vindoura de bênçãos para a humanidade. (Revista A Aurora)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…