Pular para o conteúdo principal

Será que Mateus 27:50-52 prova que os santos já foram ressuscitados?


Português 🇧🇷

Mateus 27:50-52, ACF, diz: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados.”

Será que isso prova que os santos já foram ressuscitados? Para sabermos a resposta a essa pergunta, devemos notar que muito depois desse evento, o apóstolo Paulo condenou a Himeneu e Fileto por causa do ensino apóstata dele. Que ensino era esse? Vejamos: 

“O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé.” (2 Tim. 2:17, 18, NVI)

Também, falando sobre uma futura ressurreição que ocorreria apenas depois da “última trombeta”, 1 Tess. 4:16 diz que os “mortos em união com Cristo se levantarão [futuro] primeiro”. Assim, se a ressurreição ainda não havia ocorrido na época em que Paulo escreveu aqueles textos, como explicar Mateus 27:50-52? 

Se verificarmos o grego daquela passagem, veremos que não é usado a palavra costumeira para “ressureição” (ἀνάστασις = anastasis, G0386), mas sim “egeiro” (ἐγείρω, G01453), que traz a ideia de “despertar”, “recobrar as faculdades mentais”. E o versículo anterior (v. 52) diz simplesmente que eles haviam dormido. (κοιμάω = koimao, G2837) 

Sabemos que os discípulos de Jesus (os santos) tiveram dificuldade de manter vigília com ele, durante suas provações: “Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. ‘Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?’, perguntou ele a Pedro.” (Mateus 26:40, NVI)

Assim, apresentamos nossa sugestão sobre o que aconteceu:

Após a captura de Jesus, muitos dos discípulos (santos) se esconderam em cemitérios, entre os sepulcros, pois temiam serem encontrados e presos. Quando houve o terremoto após a morte de Jesus, muitos desses santos que estavam fisicamente dormindo entre os sepulcros, foram acordados e entraram na cidade de Jerusalém, onde foram vistos. Essa explicação se harmonizaria com o relato Bíblico que a ressurreição geral ainda não havia ocorrido na época dos primeiros cristãos, e, de fato, foi até condenada como apostasia pelo apóstolo Paulo.

(Baseado no artigo do Ir. James Parkinson, “Ressurreições temporárias antes do Calvário”, publicado em inglês na revista O Arauto de maio-junho de 2015.) 

Todos os direitos reservados. ©

Gostaria de estudar a Bíblia conosco? Entre em contato pelo Telegram: https://t.me/ebbereanos 📲

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas frequentes sobre os Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷 Temos recebidos muitas perguntas sobre o Movimento dos Estudantes da Bíblia e seu fundador, o Irmão Charles Taze Russell. Daremos aqui respostas diretas e indicaremos postagens onde poderão se aprofundar no assunto abordado. Os assuntos estão divididos por tópicos, que serão constantemente atualizados. COMPARAÇÃO COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Questão do sangue: Atos 15:29 proíbe transfusão de sangue? Obviamente, não. O texto fala de comersangue, não de usá-lo para fins medicinais. Ademais, 1 Cor. 10:25-27 dá a entender que a questão de não comer sangue era um arranjo temporário, apenas para não causar mais atritos entre os cristãos de origem judaica e os cristãos gentios. Paulo diz ali que alguém, ao ir no açougue ou na casa de um não-cristão, podia comprar ou comer de tudo sem perguntar a origem. (Os pagãos comiam alimentos feitos de sangue. Se não fosse correto comer sangue, por que Paulo daria essa ordem?) Veja também: Será que as transfusões de sangue são proibidas por …

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

Relatório EBB do Primeiro Quadrimestre de 2019 — 2019 Jan-April BBS Report

𝕰𝖘𝖙𝖚𝖉𝖆𝖓𝖙𝖊𝖘𝖉𝖆𝕭𝖎́𝖇𝖑𝖎𝖆𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝖔𝖘
𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝕭𝖎𝖇𝖑𝖊𝕾𝖙𝖚𝖉𝖊𝖓𝖙𝖘𝖎𝖓𝕭𝖗𝖆𝖟𝖎𝖑
Relatório do Primeiro Quadrimestre de 2019
2019 January - April Report

🇧🇷Amados Santos,
Gostaríamos de compartilhar com vocês alguns dos maravilhosos desenvolvimentos na Obra da Vinha no Brasil. Nosso objetivo é encontrar o verdadeiro trigo, aqueles cristãos sinceros que poderão ser futuros membros da Classe de Noiva. Portanto, confiamos nas orientações do Senhor e nos cuidados providenciais para nos ajudar a encontrá-los.
Temos usado vários modos para pregar a Mensagem da Colheita a TODOS:

🇺🇸Dear Saints,
We would like to share with you some of the wonderful developments in the Work of the Vine in Brazil. Our goal is to find the true wheat, those sincere Christians who can be prospective members of the Bride Class. So we rely in the Lord’s leadings and providential care to help us find them.
We have been using several venues to preach the Harvest Message to ALL:
YOUTUBE: “ESTUDANT…