Quando se cumprem os “últimos dias” e os eventos sobrenaturais de Atos 2:17-20?


Português 🇧🇷 

“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, Que derramarei do meu espírito sobre toda a carne; Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, Vossos mancebos terão visões, E sonharão vossos anciãos;

 E sobre os meus servos e sobre as minhas servas Derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.

 Mostrarei prodígios em cima no céu E sinais em baixo na terra; Sangue, fogo e vapor de fumo.

 O Sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.”

— Atos 2:17-20

 Os “últimos dias” de Atos 2:17, que menciona a profecia de Joel 2:28, começaram a se cumprir no Pentecostes, segundo a aplicação feita pelo próprio apóstolo Pedro. Nos versículos precedentes vemos que a multidão, ao ter visto os sinais milagrosos causados pelo Espírito Santo, a princípio achavam que os discípulos estavam “embriagados”. Daí, Pedro indica que eles estavam testemunhando o cumprimento de Joel 2:28: “Mas CUMPRE-SE o que dissera o profeta Joel...” (Atos 2:16, ACF)

Naturalmente, em quase toda profecia precisamos separar as partes simbólicas das literais. Teria havido escurecimento literal do Sol naqueles dias? E da Lua? Sabemos que, pelo menos no caso do Sol, por ocasião da morte de Jesus, houve escurecimento literal: “Era já quase a hora sexta e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona.” (Lucas 23:44) Assim, Joel 2:28 se cumpre literalmente no primeiro século em pelo menos três aspectos importantes: o derramamento do Espírito Santo, sinais milagrosos nos céus e as profecias e visões. (Sabemos que muitos na Igreja do primeiro século profetizavam e tinham visões.) Mas seriam os “últimos dias” apenas lá no primeiro século? Sabemos que muitas outras coisas ainda não se cumpriram. Ainda não vemos, por exemplo, a manifestação de Jesus e o fim da maldade. Entendemos, então, que Joel 2:28 terá um cumprimento muito mais amplo no futuro, nos últimos dias da Era Evangélica. 

Há um comentário interessante do Irmão Russell, em que ele, aplicando o conceito de dias de mil anos, aplica a expressão “últimos dias” ao “quinto e sexto dia de mil anos dois últimos dias de mil anos da grande semana”. [i.e., de sete mil anos] (NS202:2) Os Estudantes da Bíblia crêem, de modo geral, que a aplicação de Joel 2:28 não se restringe ao primeiro século. Isso porque a profecia também fala que o Espírito seria derramado “sobre TODA carne”. O Pastor Russell sugere que isso só poderia se cumprir em escala maior durante a Era Milenar. (T88; E217, 220, 239; R5452:4) Após a segunda vinda de Cristo. (R4308:2)

Apresentamos o acima como sugestões, e não dogma. Precisamos estar sempre atentos ao cumprimento de profecias, ao passo que os eventos se desenrolam diante de nosso olhos, literais ou do entendimento.

Todos os direitos reservados. ©

Comentários

Postagens mais visitadas