Isaías 40:22 e o formato da Terra



Português 🇧🇷

Isaías 40:22 diz: “Deus é quem está sentado no seu trono acima do círculo da terra.” (Nova Bíblia Viva)
‭‭
‬‬Alguns argumentam que o uso da palavra “círculo” nesse texto prova que as Escrituras ensinam que a Terra é um disco plano, ou achatado, em vez de um globo. No entanto, mesmo que o hebraico original seja corretamente entendido como se referindo a um círculo, isso não indica necessariamente algo plano. Isso porque uma esfera sempre se parece com um círculo quando vista de cima — e, de fato, de qualquer direção ou ângulo em que seja vista. Além disso, há boas razões para acreditarmos que a palavra traduzida como “círculo” pode ser melhor traduzida como “esfera”.




A Terra, vista do espaço e de qualquer ângulo, se parece com um círculo

A palavra hebraica em questão é khûg (חוּג), que também aparece em Jó 22:14, onde, em muitas versões da Bíblia, é traduzida como “abóbada”. Por exemplo, a Nova Almeida Atualizada diz: “Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; ele só passeia pela abóbada do céu.”

A palavra “abóbada” claramente transmite a ideia de algo tridimensional e aparece como o significado primário de khûg no bem conceituado léxico de hebraico-inglês, Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon. No hebraico moderno, a palavra khûg transmite a ideia de uma esfera, bem como as palavras kaddur, galgal e mazzal. Em árabe (outra língua semítica), kura significa bola e é a palavra usada na Bíblia Árabe de Van Dyck-Boustani (1865) para traduzir khûg em Isaías 40:22.

Essa ideia de esfericidade também é encontrada em palavras de idiomas europeus modernos. Os filólogos (estudiosos da linguagem em fontes históricas escritas) descobriram uma série de palavras indo-europeias que parecem estar relacionadas com palavras semíticas, sejam por terem uma origem compartilhada ou por terem sido “emprestadas” (de um idioma para o outro) no passado distante. Embora não haja nenhuma evidência específica confirmando uma ligação no caso da palavra hebraica khûg, é significativo que, nas línguas indo-europeias, existem palavras de sonoridade similar que definitivamente se referem a um objeto esférico, como, por exemplo, kugel (alemão médio alto), kula (polonês), kugla (servo-croata) e gugā (de raiz proto-indo-europeia).



A Bíblia Poliglota em Hebraico-Latim, editada por Benedictus Arias Montanus e impressa pela primeira vez em 1528 usa a palavra latina globus para traduzir a palavra hebraica khûg em Isaías 40:22

Várias Bíblias em latim do século 16 indicam que eruditos medievais entenderam khûg em Isaías 40:22 como se referindo à esfericidade da Terra. Por exemplo, Santes Pagnino traduziu khûg por sphaera, e Benedictus Arias Montanus e François Vatable, por globus. A Bíblia de Giovanni Diodati, do século 17, também usou globus e o hebraísta holandês do século 18, Campeius Vitringa, usou orbis. Mais recentemente, a Bíblia de Jerusalém, em espanhol, usou “orbe” e a Bíblia Riveduta, em italiano, "globo".

CONCLUSÃO
Embora a maioria das versões modernas da Bíblia traduzam khûg como “círculo”, pode-se dizer que “esfera” era o sentido pretendido pelo hebraico original. Historicamente, os estudiosos frequentemente adotaram essa visão, preferindo as palavras latinas sphaera, globus e orbis. A recente preferência por “círculo” pode ter surgido da crença de que as pessoas que viviam no tempo de Isaías eram muito primitivas para perceberem a verdadeira natureza da Terra. No entanto, essa suposição é improvável, pois Jó 26:7, escrito vários séculos antes, afirma que Deus “suspende a terra sobre o nada”, indicando que os antigos hebreus, por inspiração, tinham uma compreensão bastante sofisticada de cosmologia.

Todos concordam que khûg transmite a ideia de redondeza, e o uso comum deixa claro que isso pode se referir a uma geometria bidimensional ou tridimensional. Portanto, é errado argumentar que Isaías 40:22 ensina claramente que a Terra é um disco. Além disso, mesmo que khûg se refira a um círculo nesse texto, isso não indica necessariamente planicidade (ou achatamento), pois um globo sempre se parece com um círculo, de qualquer direção ou ângulo que seja visto.

(Fonte: https://creation.com/isaiah-40-22-circle-sphere Todos os direitos reservados. ©)

Visita à NASA e comentários sobre a esfericidade da Terra:



 Veja também:


Comentários

Postagens mais visitadas