Pular para o conteúdo principal

Isaías 40:22 e o formato da Terra



Português 🇧🇷

Isaías 40:22 diz: “Deus é quem está sentado no seu trono acima do círculo da terra.” (Nova Bíblia Viva)
‭‭
‬‬Alguns argumentam que o uso da palavra “círculo” nesse texto prova que as Escrituras ensinam que a Terra é um disco plano, ou achatado, em vez de um globo. No entanto, mesmo que o hebraico original seja corretamente entendido como se referindo a um círculo, isso não indica necessariamente algo plano. Isso porque uma esfera sempre se parece com um círculo quando vista de cima — e, de fato, de qualquer direção ou ângulo em que seja vista. Além disso, há boas razões para acreditarmos que a palavra traduzida como “círculo” pode ser melhor traduzida como “esfera”.




A Terra, vista do espaço e de qualquer ângulo, se parece com um círculo

A palavra hebraica em questão é khûg (חוּג), que também aparece em Jó 22:14, onde, em muitas versões da Bíblia, é traduzida como “abóbada”. Por exemplo, a Nova Almeida Atualizada diz: “Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; ele só passeia pela abóbada do céu.”

A palavra “abóbada” claramente transmite a ideia de algo tridimensional e aparece como o significado primário de khûg no bem conceituado léxico de hebraico-inglês, Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon. No hebraico moderno, a palavra khûg transmite a ideia de uma esfera, bem como as palavras kaddur, galgal e mazzal. Em árabe (outra língua semítica), kura significa bola e é a palavra usada na Bíblia Árabe de Van Dyck-Boustani (1865) para traduzir khûg em Isaías 40:22.

Essa ideia de esfericidade também é encontrada em palavras de idiomas europeus modernos. Os filólogos (estudiosos da linguagem em fontes históricas escritas) descobriram uma série de palavras indo-europeias que parecem estar relacionadas com palavras semíticas, sejam por terem uma origem compartilhada ou por terem sido “emprestadas” (de um idioma para o outro) no passado distante. Embora não haja nenhuma evidência específica confirmando uma ligação no caso da palavra hebraica khûg, é significativo que, nas línguas indo-europeias, existem palavras de sonoridade similar que definitivamente se referem a um objeto esférico, como, por exemplo, kugel (alemão médio alto), kula (polonês), kugla (servo-croata) e gugā (de raiz proto-indo-europeia).



A Bíblia Poliglota em Hebraico-Latim, editada por Benedictus Arias Montanus e impressa pela primeira vez em 1528 usa a palavra latina globus para traduzir a palavra hebraica khûg em Isaías 40:22

Várias Bíblias em latim do século 16 indicam que eruditos medievais entenderam khûg em Isaías 40:22 como se referindo à esfericidade da Terra. Por exemplo, Santes Pagnino traduziu khûg por sphaera, e Benedictus Arias Montanus e François Vatable, por globus. A Bíblia de Giovanni Diodati, do século 17, também usou globus e o hebraísta holandês do século 18, Campeius Vitringa, usou orbis. Mais recentemente, a Bíblia de Jerusalém, em espanhol, usou “orbe” e a Bíblia Riveduta, em italiano, "globo".

CONCLUSÃO
Embora a maioria das versões modernas da Bíblia traduzam khûg como “círculo”, pode-se dizer que “esfera” era o sentido pretendido pelo hebraico original. Historicamente, os estudiosos frequentemente adotaram essa visão, preferindo as palavras latinas sphaera, globus e orbis. A recente preferência por “círculo” pode ter surgido da crença de que as pessoas que viviam no tempo de Isaías eram muito primitivas para perceberem a verdadeira natureza da Terra. No entanto, essa suposição é improvável, pois Jó 26:7, escrito vários séculos antes, afirma que Deus “suspende a terra sobre o nada”, indicando que os antigos hebreus, por inspiração, tinham uma compreensão bastante sofisticada de cosmologia.

Todos concordam que khûg transmite a ideia de redondeza, e o uso comum deixa claro que isso pode se referir a uma geometria bidimensional ou tridimensional. Portanto, é errado argumentar que Isaías 40:22 ensina claramente que a Terra é um disco. Além disso, mesmo que khûg se refira a um círculo nesse texto, isso não indica necessariamente planicidade (ou achatamento), pois um globo sempre se parece com um círculo, de qualquer direção ou ângulo que seja visto.

(Fonte: https://creation.com/isaiah-40-22-circle-sphere Todos os direitos reservados. ©)

Visita à NASA e comentários sobre a esfericidade da Terra:



 Veja também:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…