Pular para o conteúdo principal

Isaías 40:22 e o formato da Terra




Português 🇧🇷

Isaías 40:22 diz: “Deus é quem está sentado no seu trono acima do círculo da terra.” (Nova Bíblia Viva)
‭‭
‬‬Alguns argumentam que o uso da palavra “círculo” nesse texto prova que as Escrituras ensinam que a Terra é um disco plano, ou achatado, em vez de um globo. No entanto, mesmo que o hebraico original seja corretamente entendido como se referindo a um círculo, isso não indica necessariamente algo plano. Isso porque uma esfera sempre se parece com um círculo quando vista de cima — e, de fato, de qualquer direção ou ângulo em que seja vista. Além disso, há boas razões para acreditarmos que a palavra traduzida como “círculo” pode ser melhor traduzida como “esfera”.




A Terra, vista do espaço e de qualquer ângulo, se parece com um círculo

A palavra hebraica em questão é khûg (חוּג), que também aparece em Jó 22:14, onde, em muitas versões da Bíblia, é traduzida como “abóbada”. Por exemplo, a Nova Almeida Atualizada diz: “Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; ele só passeia pela abóbada do céu.”

A palavra “abóbada” claramente transmite a ideia de algo tridimensional e aparece como o significado primário de khûg no bem conceituado léxico de hebraico-inglês, Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon. No hebraico moderno, a palavra khûg transmite a ideia de uma esfera, bem como as palavras kaddur, galgal e mazzal. Em árabe (outra língua semítica), kura significa bola e é a palavra usada na Bíblia Árabe de Van Dyck-Boustani (1865) para traduzir khûg em Isaías 40:22.

Essa ideia de esfericidade também é encontrada em palavras de idiomas europeus modernos. Os filólogos (estudiosos da linguagem em fontes históricas escritas) descobriram uma série de palavras indo-europeias que parecem estar relacionadas com palavras semíticas, sejam por terem uma origem compartilhada ou por terem sido “emprestadas” (de um idioma para o outro) no passado distante. Embora não haja nenhuma evidência específica confirmando uma ligação no caso da palavra hebraica khûg, é significativo que, nas línguas indo-europeias, existem palavras de sonoridade similar que definitivamente se referem a um objeto esférico, como, por exemplo, kugel (alemão médio alto), kula (polonês), kugla (servo-croata) e gugā (de raiz proto-indo-europeia).



A Bíblia Poliglota em Hebraico-Latim, editada por Benedictus Arias Montanus e impressa pela primeira vez em 1528 usa a palavra latina globus para traduzir a palavra hebraica khûg em Isaías 40:22

Várias Bíblias em latim do século 16 indicam que eruditos medievais entenderam khûg em Isaías 40:22 como se referindo à esfericidade da Terra. Por exemplo, Santes Pagnino traduziu khûg por sphaera, e Benedictus Arias Montanus e François Vatable, por globus. A Bíblia de Giovanni Diodati, do século 17, também usou globus e o hebraísta holandês do século 18, Campeius Vitringa, usou orbis. Mais recentemente, a Bíblia de Jerusalém, em espanhol, usou “orbe” e a Bíblia Riveduta, em italiano, "globo".

CONCLUSÃO
Embora a maioria das versões modernas da Bíblia traduzam khûg como “círculo”, pode-se dizer que “esfera” era o sentido pretendido pelo hebraico original. Historicamente, os estudiosos frequentemente adotaram essa visão, preferindo as palavras latinas sphaera, globus e orbis. A recente preferência por “círculo” pode ter surgido da crença de que as pessoas que viviam no tempo de Isaías eram muito primitivas para perceberem a verdadeira natureza da Terra. No entanto, essa suposição é improvável, pois Jó 26:7, escrito vários séculos antes, afirma que Deus “suspende a terra sobre o nada”, indicando que os antigos hebreus, por inspiração, tinham uma compreensão bastante sofisticada de cosmologia.

Todos concordam que khûg transmite a ideia de redondeza, e o uso comum deixa claro que isso pode se referir a uma geometria bidimensional ou tridimensional. Portanto, é errado argumentar que Isaías 40:22 ensina claramente que a Terra é um disco. Além disso, mesmo que khûg se refira a um círculo nesse texto, isso não indica necessariamente planicidade (ou achatamento), pois um globo sempre se parece com um círculo, de qualquer direção ou ângulo que seja visto.

(Fonte: https://creation.com/isaiah-40-22-circle-sphere Todos os direitos reservados. ©)

Visita à NASA e comentários sobre a esfericidade da Terra:



 Veja também:



Gostaria de estudar a Bíblia conosco? Entre em contato pelo Telegram: https://t.me/ebbereanos 📲

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas frequentes sobre os Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷 Temos recebidos muitas perguntas sobre o Movimento dos Estudantes da Bíblia e seu fundador, o Irmão Charles Taze Russell. Daremos aqui respostas diretas e indicaremos postagens onde poderão se aprofundar no assunto abordado. Os assuntos estão divididos por tópicos, que serão constantemente atualizados. COMPARAÇÃO COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Questão do sangue: Atos 15:29 proíbe transfusão de sangue? Obviamente, não. O texto fala de comersangue, não de usá-lo para fins medicinais. Ademais, 1 Cor. 10:25-27 dá a entender que a questão de não comer sangue era um arranjo temporário, apenas para não causar mais atritos entre os cristãos de origem judaica e os cristãos gentios. Paulo diz ali que alguém, ao ir no açougue ou na casa de um não-cristão, podia comprar ou comer de tudo sem perguntar a origem. (Os pagãos comiam alimentos feitos de sangue. Se não fosse correto comer sangue, por que Paulo daria essa ordem?) Veja também: Será que as transfusões de sangue são proibidas por …

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

Relatório EBB do Primeiro Quadrimestre de 2019 — 2019 Jan-April BBS Report

𝕰𝖘𝖙𝖚𝖉𝖆𝖓𝖙𝖊𝖘𝖉𝖆𝕭𝖎́𝖇𝖑𝖎𝖆𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝖔𝖘
𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝕭𝖎𝖇𝖑𝖊𝕾𝖙𝖚𝖉𝖊𝖓𝖙𝖘𝖎𝖓𝕭𝖗𝖆𝖟𝖎𝖑
Relatório do Primeiro Quadrimestre de 2019
2019 January - April Report

🇧🇷Amados Santos,
Gostaríamos de compartilhar com vocês alguns dos maravilhosos desenvolvimentos na Obra da Vinha no Brasil. Nosso objetivo é encontrar o verdadeiro trigo, aqueles cristãos sinceros que poderão ser futuros membros da Classe de Noiva. Portanto, confiamos nas orientações do Senhor e nos cuidados providenciais para nos ajudar a encontrá-los.
Temos usado vários modos para pregar a Mensagem da Colheita a TODOS:

🇺🇸Dear Saints,
We would like to share with you some of the wonderful developments in the Work of the Vine in Brazil. Our goal is to find the true wheat, those sincere Christians who can be prospective members of the Bride Class. So we rely in the Lord’s leadings and providential care to help us find them.
We have been using several venues to preach the Harvest Message to ALL:
YOUTUBE: “ESTUDANT…