Pular para o conteúdo principal

A crença na Grande Pirâmide era uma doutrina fundamental para os primeiros Estudantes da Bíblia?


Português 🇧🇷


Não, não era. Num artigo sobre doutrinas fundamentais, Russell diz:

“Existem certas características da doutrina de Cristo que são fundamentais e indispensáveis, e sem as quais ninguém seria reconhecido pelo Senhor como um de seus seguidores. Há outras características que parecem ser úteis, abençoadas, mas não fundamentais — não essenciais para ser membro do Corpo de Cristo...” (R5284 — A Torre de Vigia de Sião, 1 de agosto de 1913, pág. 231)

A partir daí Russell alista alguns pontos que ele considerava fundamentais para a plena membresia no Corpo de Cristo, e ele não inclui a crença de que a Grande Pirâmide é o cumprimento de Isaías 19:19.

Se a crença não era fundamental, o que ele quis dizer com a seguinte declaração:

“Introduzimos assim esta "Testemunha" (a Grande Pirâmide de Gizé) porque a inspiração do seu testemunho sem dúvida será tão disputada como a das Escrituras, pelo príncipe das trevas, o deus deste mundo, e por aqueles a quem ele cega para a verdade.” — Thy Kingdom Come (Venha o Teu Reino), Volume 3 de Estudos das Escrituras, pág. 319, § 1

A declaração acima pode ser facilmente entendida pelo que o próprio prefácio do livro Venha o Teu Reino disse sobre o assunto:

“Nunca tentamos colocar a Grande Pirâmide, às vezes chamada de Bíblia em Pedra, em paralelo ou igualdade com a Palavra de Deus conforme representada pelas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento — estas últimas são sempre preeminentes como autoridade. No entanto, ainda acreditamos que a estrutura dessa pirâmide, tão diferente da de todas as outras pirâmides, foi projetada pelo Senhor e destinada a ser uma pirâmide e uma testemunha no meio e na fronteira da terra do Egito. (Isaías 19:19) Certamente conta uma história muito diferente de qualquer outra arte ou relíquia recebida dos tempos remotos.”

As páginas 314 e 315 também esclarecem o ponto:

“A Grande Pirâmide, no entanto, prova ser um depósito de verdades importantes — científicas, históricas e proféticas — e seu testemunho encontra-se em perfeita harmonia com a Bíblia, expressando as características proeminentes de suas verdades em belos e apropriados símbolos. Não é de forma alguma um acréscimo à revelação escrita: aquela revelação é completa e perfeita, e não precisa de acréscimo. Mas é um forte testemunho corroborativo do plano de Deus; e poucos estudantes, ao examiná-la cuidadosamente, percebendo a harmonia de seu testemunho com o da Palavra escrita, deixariam de sentir que sua construção foi planejada e dirigida pela mesma sabedoria divina, e que é a coluna de testemunho a que o profeta se refere na citação acima.”

Assim, Russell obviamente entendia que a Grande Pirâmide dava um “testemunho” corroborativo da própria Bíblia. Esse testemunho é que seria contestado, segundo ele cria, por Satanás. Russell jamais originou doutrinas na Grande Pirâmide, mas apenas enxergou, na Grande Pirâmide, um reflexo das doutrinas já encontradas na Bíblia. É esse “reflexo” da verdade que seria ofuscado por Satanás.

É interessante notar que Russell escreveu seu artigo sobre doutrinas fundamentais em 1913, muito tempo depois de o livro Venha o Teu Reino ter sido escrito, em 1890. Se a crença na Grande Pirâmide fosse obrigatória, ou fundamental, ele certamente a teria incluído em seu artigo.

Assim como no início do Movimento, hoje há inteiros grupos de Estudantes da Bíblia, bem como indivíduos em grupos “tradicionais”, que não creem que a Grande Pirâmide é o cumprimento de Isaías 19:19, incluindo, de forma geral, os Estudantes da Bíblia Bereanos.

OBS.: A crença de que a Grande Pirâmide de Gizé é o cumprimento de Isaías 19:19, ao contrário do que muitos afirmam, não é um conceito “místico” ou “ocultista”. Também não é ilógica ou sem fundamento, uma vez que alguém estude os argumentos mais profundamente.

Para informações adicionais, queira ver o vídeo:


Este texto não pode ser reproduzido sem a expressa autorização do autor. Todos os direitos reservados. ©

Gostaria de estudar a Bíblia conosco? Entre em contato pelo Telegram: https://t.me/ebbereanos 📲

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas frequentes sobre os Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷 Temos recebidos muitas perguntas sobre o Movimento dos Estudantes da Bíblia e seu fundador, o Irmão Charles Taze Russell. Daremos aqui respostas diretas e indicaremos postagens onde poderão se aprofundar no assunto abordado. Os assuntos estão divididos por tópicos, que serão constantemente atualizados. COMPARAÇÃO COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Questão do sangue: Atos 15:29 proíbe transfusão de sangue? Obviamente, não. O texto fala de comersangue, não de usá-lo para fins medicinais. Ademais, 1 Cor. 10:25-27 dá a entender que a questão de não comer sangue era um arranjo temporário, apenas para não causar mais atritos entre os cristãos de origem judaica e os cristãos gentios. Paulo diz ali que alguém, ao ir no açougue ou na casa de um não-cristão, podia comprar ou comer de tudo sem perguntar a origem. (Os pagãos comiam alimentos feitos de sangue. Se não fosse correto comer sangue, por que Paulo daria essa ordem?) Veja também: Será que as transfusões de sangue são proibidas por …

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

Relatório EBB do Primeiro Quadrimestre de 2019 — 2019 Jan-April BBS Report

𝕰𝖘𝖙𝖚𝖉𝖆𝖓𝖙𝖊𝖘𝖉𝖆𝕭𝖎́𝖇𝖑𝖎𝖆𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝖔𝖘
𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝕭𝖎𝖇𝖑𝖊𝕾𝖙𝖚𝖉𝖊𝖓𝖙𝖘𝖎𝖓𝕭𝖗𝖆𝖟𝖎𝖑
Relatório do Primeiro Quadrimestre de 2019
2019 January - April Report

🇧🇷Amados Santos,
Gostaríamos de compartilhar com vocês alguns dos maravilhosos desenvolvimentos na Obra da Vinha no Brasil. Nosso objetivo é encontrar o verdadeiro trigo, aqueles cristãos sinceros que poderão ser futuros membros da Classe de Noiva. Portanto, confiamos nas orientações do Senhor e nos cuidados providenciais para nos ajudar a encontrá-los.
Temos usado vários modos para pregar a Mensagem da Colheita a TODOS:

🇺🇸Dear Saints,
We would like to share with you some of the wonderful developments in the Work of the Vine in Brazil. Our goal is to find the true wheat, those sincere Christians who can be prospective members of the Bride Class. So we rely in the Lord’s leadings and providential care to help us find them.
We have been using several venues to preach the Harvest Message to ALL:
YOUTUBE: “ESTUDANT…