Pular para o conteúdo principal

O Pastor Russell era maçom?


Português 🇧🇷


Absolutamente não. Veja a seguinte pergunta de estudo do livro A Nova Criação (Volume VI):

A Nova Criação deveria tornar-se membro de sociedades maçônicas ou de outras sociedades secretas?

Do modo como entendemos o assunto, por exemplo, os Maçons, Odd Fellows, Cavaleiros de Pythias, etc, realizam certos ritos e cerimônias do tipo religioso … Colocamos em um mesmo nível todos aqueles que têm cerimônias religiosas, ensinamentos , etc., e os consideramos todos como partes de Babilônia, cujos alguns quartos ou alas são mais limpos, e outros menos limpos, mas todos, no entanto, cheios de confusão, de erro – contrários à intenção divina conforme demonstrada pelas instruções e organização da Igreja primitiva, por palavra e por exemplo, que lhe foram dadas pelo inspirado Fundador e seus doze apóstolos.

Admoestamos a Nova Criação a nada ter a ver com nenhuma dessas sociedades semi-religiosas, clubes, ordens, igrejas; mas que “saiam do meio deles e separem-se, não toquem em coisas impuras”. (2 Cor. 6:17)

Um site de Maçonaria do Canadá afirma que Charles Taze Russell jamais foi maçon. Diz também que o emblema da Cruz Coroada não é exclusivamente maçon e até afirma que Russell demonstrava desconhecimento a respeito dos ensinamentos maçons!

(Veja o site aqui, em inglês.)

Mas por que Russell disse “sou um aceito franco-maçom?”

Essa frase, citada fora de contexto, foi dita num sermão chamado “O Templo de Deus”, feito na Califórnia em 1913. (Veja na íntegra aqui, em inglês.)

Sim, Russell disse: “Eu sou um aceito Franco-maçon (ou maçom livre).” Mas será que ele estava dizendo que era um membro da Free Masons Society (Sociedade dos Franco-Maçons)? Absolutamente não! O contexto mostra que ele estava se referindo à alvenaria da Bíblia, não à organização humana conhecida pelo nome de “Maçons Livres”. Ele estava usando a terminologia da Maçonaria Livre para ilustrar o edifício bíblico sendo feito por Deus através de Sua igreja. – Veja: Lucas 6:47, 48; Romanos 14:19; 1 Coríntios 3:9, 10, 12; 14:12, 26; 2 Coríntios 6:16; Efésios 4:7-16; 1 Tessalonicenses 5:11; Apocalipse 3:12. 

Russell estava meramente discursando a maçons e usou, em seu sermão, uma retórica para criar pontos em comum com os membros de sua assistência. Seu objetivo era prender a atenção, cativar, não informar um fato sobre sua anterior ou atual associação religiosa. Tanto é que posteriormente, nesse mesmo sermão, Russell, ao se referir à organização humana chamada “Maçons”, disse: “Eu nunca fui maçom.”

Este texto não pode ser reproduzido sem a expressa autorização do autor. Todos os direitos reservados. ©

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…