Pular para o conteúdo principal

Será que a cruz coroada é maçônica?


Português 🇧🇷

A cruz coroada não é um símbolo exclusivamente maçônico, nem se origina da Maçonaria. É tradicionalmente um símbolo cristão, usado por muitas outras igrejas, bem como na heráldica.

O uso pela Maçonaria:

O símbolo está associado à Maçonaria por ser o emblema dos Cavaleiros Templários, que representam o mais elevado grau no Rito de York. Trata-se de um símbolo do grupo moderno de Cavaleiros Templários (que não reivindicam uma herança da ordem medieval).

Tal grupo, diferente de outros ramos na Maçonaria, é composto exclusivamente por maçons cristãos, daí as razões para adotarem um símbolo que remeta apenas ao Cristianismo. (Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cruz_coroada)

O uso pelos Estudantes da Bíblia:

Tradicional cruz coroada dos Estudantes da Bíblia

Os Estudantes da Bíblia usam a cruz coroada como lembrete de que, para ganharmos a coroa da vida (imortalidade), precisamos levar a cruz de Cristo (sofrimentos, negar-se a si mesmo) até o fim de nossa caminhada na Terra. Ao contrário do que se acredita, a cruz coroada não foi adotada pelo Irmão Russell por causa de seu suposto envolvimento com a Maçonaria, mas sim pela marcante influência causada nele pelo clássico livro cristão, “No Cross, No Crown”(Sem a Cruz, Não Há Coroa) de William Penn, publicado em 1807. William Penn foi também o ilustre fundador do Estado da Pensilvânia, EUA, onde o primeiro grupo dos Estudantes da Bíblia foi formado, na cidade de Allegheny.


Charles Taze Russell é considerado uma figura histórica pelo Estado da Pensilvânia

NOTA: a cruz coroada dos Estudantes da Bíblia é diferente em estilo de todas as outras cruzes coroadas, inclusive a usada pela pelos Cavaleiros Templários. Entre as diferenças podemos citar que ao redor dela há uma guirlanda atada com um laço vermelho na base, também um símbolo de vida e vitória.

Observamos que outros grupos religiosos também usam a cruz coroada, como, por exemplo, a Ciência Cristã:


Cross and Crown on cover of 1881 Science and Health
Cruz coroada conforme usada pela Ciência Cristã em 1881. Afirmar que Russell era maçon só porque usava a cruz coroada é o mesmo que afirmar que os membros da Ciência Cristã são Estudantes da Bíblia só porque também usam a cruz coroada.

Por fim, é importante notar que, diferentemente de alguns grupos religiosos, os Estudantes da Bíblia usam a cruz coroada apenas como um símbolo ou lembrete de um conceito claramente bíblico (1 Cor. 1:18, 9:27; Mat. 16:24) mas jamais prestam qualquer ato de adoração a ela, algo que seria idolatria.

Todos os direitos reservados. ©

Gostaria de estudar a Bíblia conosco? Entre em contato pelo Telegram: https://t.me/ebbereanos 📲

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas frequentes sobre os Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷 Temos recebidos muitas perguntas sobre o Movimento dos Estudantes da Bíblia e seu fundador, o Irmão Charles Taze Russell. Daremos aqui respostas diretas e indicaremos postagens onde poderão se aprofundar no assunto abordado. Os assuntos estão divididos por tópicos, que serão constantemente atualizados. COMPARAÇÃO COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Questão do sangue: Atos 15:29 proíbe transfusão de sangue? Obviamente, não. O texto fala de comersangue, não de usá-lo para fins medicinais. Ademais, 1 Cor. 10:25-27 dá a entender que a questão de não comer sangue era um arranjo temporário, apenas para não causar mais atritos entre os cristãos de origem judaica e os cristãos gentios. Paulo diz ali que alguém, ao ir no açougue ou na casa de um não-cristão, podia comprar ou comer de tudo sem perguntar a origem. (Os pagãos comiam alimentos feitos de sangue. Se não fosse correto comer sangue, por que Paulo daria essa ordem?) Veja também: Será que as transfusões de sangue são proibidas por …

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

Relatório EBB do Primeiro Quadrimestre de 2019 — 2019 Jan-April BBS Report

𝕰𝖘𝖙𝖚𝖉𝖆𝖓𝖙𝖊𝖘𝖉𝖆𝕭𝖎́𝖇𝖑𝖎𝖆𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝖔𝖘
𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝕭𝖎𝖇𝖑𝖊𝕾𝖙𝖚𝖉𝖊𝖓𝖙𝖘𝖎𝖓𝕭𝖗𝖆𝖟𝖎𝖑
Relatório do Primeiro Quadrimestre de 2019
2019 January - April Report

🇧🇷Amados Santos,
Gostaríamos de compartilhar com vocês alguns dos maravilhosos desenvolvimentos na Obra da Vinha no Brasil. Nosso objetivo é encontrar o verdadeiro trigo, aqueles cristãos sinceros que poderão ser futuros membros da Classe de Noiva. Portanto, confiamos nas orientações do Senhor e nos cuidados providenciais para nos ajudar a encontrá-los.
Temos usado vários modos para pregar a Mensagem da Colheita a TODOS:

🇺🇸Dear Saints,
We would like to share with you some of the wonderful developments in the Work of the Vine in Brazil. Our goal is to find the true wheat, those sincere Christians who can be prospective members of the Bride Class. So we rely in the Lord’s leadings and providential care to help us find them.
We have been using several venues to preach the Harvest Message to ALL:
YOUTUBE: “ESTUDANT…