Pular para o conteúdo principal

Será que a cruz coroada é maçônica?


Português 🇧🇷

A cruz coroada não é um símbolo exclusivamente maçônico, nem se origina da Maçonaria. É tradicionalmente um símbolo cristão, usado por muitas outras igrejas, bem como na heráldica.

O uso pela Maçonaria:

O símbolo está associado à Maçonaria por ser o emblema dos Cavaleiros Templários, que representam o mais elevado grau no Rito de York. Trata-se de um símbolo do grupo moderno de Cavaleiros Templários (que não reivindicam uma herança da ordem medieval).

Tal grupo, diferente de outros ramos na Maçonaria, é composto exclusivamente por maçons cristãos, daí as razões para adotarem um símbolo que remeta apenas ao Cristianismo. (Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cruz_coroada)

O uso pelos Estudantes da Bíblia:

Tradicional cruz coroada dos Estudantes da Bíblia

Os Estudantes da Bíblia usam a cruz coroada como lembrete de que, para ganharmos a coroa da vida (imortalidade), precisamos levar a cruz de Cristo (sofrimentos, negar-se a si mesmo) até o fim de nossa caminhada na Terra. Ao contrário do que se acredita, a cruz coroada não foi adotada pelo Irmão Russell por causa de seu suposto envolvimento com a Maçonaria, mas sim pela marcante influência causada nele pelo clássico livro cristão, “No Cross, No Crown”(Sem a Cruz, Não Há Coroa) de William Penn, publicado em 1807. William Penn foi também o ilustre fundador do Estado da Pensilvânia, EUA, onde o primeiro grupo dos Estudantes da Bíblia foi formado, na cidade de Allegheny.


Charles Taze Russell é considerado uma figura histórica pelo Estado da Pensilvânia

NOTA: a cruz coroada dos Estudantes da Bíblia é diferente em estilo de todas as outras cruzes coroadas, inclusive a usada pela pelos Cavaleiros Templários. Entre as diferenças podemos citar que ao redor dela há uma guirlanda atada com um laço vermelho na base, também um símbolo de vida e vitória.

Observamos que outros grupos religiosos também usam a cruz coroada, como, por exemplo, a Ciência Cristã:


Cross and Crown on cover of 1881 Science and Health
Cruz coroada conforme usada pela Ciência Cristã em 1881. Afirmar que Russell era maçon só porque usava a cruz coroada é o mesmo que afirmar que os membros da Ciência Cristã são Estudantes da Bíblia só porque também usam a cruz coroada.

Por fim, é importante notar que, diferentemente de alguns grupos religiosos, os Estudantes da Bíblia usam a cruz coroada apenas como um símbolo ou lembrete de um conceito claramente bíblico (1 Cor. 1:18, 9:27; Mat. 16:24) mas jamais prestam qualquer ato de adoração a ela, algo que seria idolatria.

Todos os direitos reservados. ©

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…