Pular para o conteúdo principal

A Pregação Global — Quem realiza?


Português 🇧🇷


E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14

A comissão de pregar o Evangelho a todas as nações não foi dada a uma religião específica.

Cada indivíduo e grupo que fala de Jesus, sem exceção, bem ou mal, de certa forma promove o nome dele:

“É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrarme.” — Filipenses 1:15-18, NVI

Em especial, desde o derramamento do Espírito Santo, em 33 d.C., os crentes verdadeiros e em união com Cristo têm feito um esforço persistente, ao longo desses vários séculos, para divulgar as boas novas de Cristo.

Assim, milhões de indivíduos e grupos sinceros têm coletivamente cumprido essa comissão de pregar e fazer discípulos, tanto é que o nome de Jesus é hoje conhecido em toda a Terra e a Bíblia tem sido traduzida em quase todos os idiomas do planeta.

Um exemplo disso é o filme Jesus, o filme mais traduzido de TODA a história. Até o momento, já foi traduzido para mais de 1.500 idiomas.

Outro esforço nobre de difusão do verdadeiro evangelho de Cristo por meios cinematográficos, foi o pioneiro filme O Fotodrama da Criação, produzido pelos Estudantes da Bíblia em 1914. Esse filme foi um marco em muitos sentidos:

  • Combinava imagens com sons, considerado por alguns o primeiro filme sonoro da história
  • Utilizou a técnica pioneira de “time-lapse”, onde uma sequência rápida de imagens mostrava um pintinho saindo de um ovo
  • Artistas habilidosos em Nova York, Filadélfia, Paris e Londres pintaram cuidadosamente os filmes à mão, quadro a quadro, além dos slides de vidro
  • Nos Estados Unidos, o “Fotodrama” era exibido todos os dias em até 80 cidades
  • Apenas no primeiro ano, foi exibido a cerca de 9 milhões de espectadores na América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia

De fato, o Fotodrama da Criação, produzido e exibido pelos Estudantes da Bíblia, foi um MARCO NA DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO! Hoje, um de nossos irmãos está empenhado na restauração digital, quadro a quadro, desse maravilhoso filme. Pretendemos lançá-lo na versão HD (1080p), totalmente restaurado e sem as marcas do tempo! O livro “Cenário do Fotodrama da Criação”, era distribuído durante as exibições do filme:


Baixe aqui o PDF desse livro.

Se a comissão de pregar estivesse restrita a apenas um grupo religioso, digamos, as Testemunhas de Jeová, então teriam fracassado miseravelmente. Por todos os séculos até o aparecimento dessa religião não teria se ouvido falar de Jesus Cristo. E mesmo hoje, há muitos países em que as Testemunhas de Jeová não pregam, ou pregam de maneira mínima, ao passo que outros grupos sim, arriscando as próprias vidas.

O Anuário de 2011 alista países onde o obra é proscrita, na categoria “30 outros países”. Esses países, destacados em vermelho na imagem anexa, compõem 16% de toda a superfície da Terra, e são responsáveis por 1.9 bilhões de pessoas, or 27% de toda a população do planeta.


(Também:  http://www.jwfacts.com/watchtower/preach.php)

Outro agravante, no caso das Testemunhas de Jeová, é que elas não pregam as boas novas originais, de Cristo.

Jesus disse:

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” — Mateus 24:14

Note que colocamos ênfase na palavra “este”. Qual era o evangelho do reino original que Jesus pregava? Entre outras coisas, era o evangelho da reconciliação (2 Cor 5:18-19), isto é, que podemos estar reconciliados com Deus por nos unir a Cristo. Era também o evangelho da vida celestial, de ganharmos a “honra, glória e imortalidade” nos céus (Romanos 2:7), para que, depois, sirvamos quais Reis e Sacerdotes junto com Jesus ao restaurar a Terra.

Esse evangelho original foi prontamente esquecido pelas Testemunhas de Jeová. Quanto a isso, amados, é urgente acatarmos à sóbria admoestação de Paulo em Gálatas 1:6-8:

“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.

Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!”

Assim, e em resumo, a comissão de pregar o (verdadeiro) evangelho tem sido fielmente cumprida não apenas pelos Estudantes da Bíblia, mas por um esforço conjunto, persistente e fiel de diversos grupos cristãos e de indivíduos sinceros, arriscando suas próprias vidas para isso, desde a época de Jesus, e, especialmente, nestes últimos dias.

Assista aqui a um vídeo que mostra que tanto os métodos (de dois em dois/de casa em casa) quanto a mensagem básica (Paraíso na Terra, não há Trindade, Inferno de Fogo, Alma Imortal) não são exclusivos das Testemunhas de Jeová:



Em Cristo,
Estudantes da Bíblia Bereanos

Este texto não pode ser reproduzido sem a expressa autorização do autor. Todos os direitos reservados. ©

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…