Pular para o conteúdo principal

Existe desassociação entre os Estudantes da Bíblia?

Português 🇧🇷


Sim, existe, pois a expulsão dos pecadores impenitentes é bíblico. 
A respeito de um fornicador na congregação, Paulo disse: “Removei o homem iníquo de entre vós.” (1 Cor. 5:13)

Mas como os Estudantes da Bíblia tratam as pessoas excluídas? 

Veja o que o livro “A Nova Criação” comenta sobre isso:


“Mas, em relação a outros, que “andam desordeiramente” a instrução é muito diferente. Tal irmão ou irmã excluído não deve ser tratado como um inimigo, nem considerado como tal; mas como um irmão que erra, como o Apóstolo diz mais adiante, na mesma epístola: “Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta [ou seja, se a pessoa for desordeira, sem vontade de submeter-se ao conselho, raciocínio e regras de ordem sadias, generosas e amorosas] notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.” (2 Tes. 3:14, 15) Um caso como esse exigiria alguma oposição aberta e pública por parte desse irmão contra as regras de conduta estabelecidas pelo Apóstolo, que era porta-voz do Senhor; e uma oposição tão pública aos retos princípios deve ser repreendida pela congregação, se decidirem que o irmão está andando tão fora da linha que ele precise ser admoestado; e se ele não concordar com as palavras salutares dada a nós por nosso Senhor através do Apóstolo, ele deve ser considerado como estando tão em desacordo que, em resultado disso, ele não estaria mais adequado para usufruir da comunhão dos irmãos até que ele concordasse com esses requisitos razoáveis. Ele não deve ser ignorado na rua pelos irmãos, mas ser tratado com cortesia. A exclusão deve ser apenas dos privilégios de se reunir e de quaisquer associações fraternais especiais, etc., peculiares aos fiéis. Isso está implícito também nas palavras de nosso Senhor: “Que ele seja para ti como um gentio e publicano (cobrador de impostos).” Nosso Senhor não quer dizer que devemos fazer mal a um homem pagão ou a um publicano, nem tratá-los sem bondade; mas apenas que não devemos ter comunhão com tal pessoa como irmãos, nem ser íntimo de tal pessoa, nem quais novas criaturas compartilhar nossas confidências e intimidades com tais. A família da fé é para ser fortemente unida pelo amor mútuo e pela empatia, e pelas diversas expressões destes.” (F303-304)
Como se vê, os Estudantes da Bíblia NÃO PRATICAM O OSTRACISMO institucionalizado, em grupo, como fazem algumas religiões.


Para detalhes adicionais sobre como os Estudantes da Bíblia lidam com sérias transgressões, veja o vídeo:
Este texto não pode ser reproduzido sem a expressa autorização do autor. Todos os direitos reservados. ©


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…