A Presciência Divina

Português 🇧🇷

Os Estudantes da Bíblia acreditam que em tese Deus, por ser Todo-Poderoso, se quiser pode usar seletivamente seu poder de presciência, isto é, escolhendo o que Ele quer ver com antecedência sobre o futuro. Mas quando esse é o caso, seria a exceção. Via de regra, Deus sabe todas as coisas antes de elas acontecerem. 
Yahweh certamente usou esse poder por ocasião da criação de Adão e Eva e, portanto, sabia que eles pecariam. Já as Testemunhas de Jeová dizem que não, que Deus não sabia que Adão e Eva pecariam e nem poderia saber, pois seria hipócrita da parte de Deus dar uma ordem que Ele saberia que seria desobedecida. 
Os Estudantes da Bíblia não veem contradição alguma nisso, pois, outras ordens de Deus foram dadas quando Ele sabia que seriam desobedecidas. Por exemplo, muitas leis foram dadas à nação de Israel, mas Yahweh sabia que eles não conseguiriam guardá-las com perfeição. Isso não faz de Deus hipócrita, pois era verdade que quem as guardasse perfeitamente viveria. Tanto é que Jesus guardou perfeitamente as leis e tinha direito à vida. Consequentemente, Adão e Eva, se tivessem usado o livre-arbítrio de modo correto, certamente viveriam. O fato de Deus saber o que eles fariam não muda a veracidade da promessa de Deus, de que viveriam se obedecessem.
A Bíblia nos dá outros indícios de que Deus usou sua presciência no caso de Adão e Eva. Somos informados de que “Ele [Jesus] era conhecido de antemão, antes da fundação do mundo” (1 Pedro 1:20), que “o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8) e que Deus, como classe, “nos elegeu nele antes da fundação do mundo” (Ef. 1:4). Isso indica o conhecimento prévio de que seria necessário a classe da Igreja antes mesmo de o mundo ser fundado com Adão e Eva.
Outro detalhe que pode indicar que Deus usou sua presciência com Adão e Eva, é o fato de que  Deus sabia o que estava passando no coração de Satanás, ou seja, Deus viu o primeiro momento em que Satanás começou a entreter tais pensamentos e desejos errados.
Visto que Deus tinha posse de toda essa informação, para os Estudantes da Bíblia, Deus usou esse conhecimento para elaborar um majestoso Plano Divino, que, no decorrer das Eras, ensinaria à humanidade, bem como aos anjos, as consequências de suas más escolhas e selecionaria um pequeno rebanho que, por fim, e junto com Jesus, levará todo o Universo de volta à perfeição e harmonia.
Já no entendimento das Testemunhas de Jeová, Deus não sabia o que ia acontecer. Foi pego de surpresa com a rebelião de Satanás e de Adão e Eva, e depois, elaborou um mero plano de contingência visando remediar as consequências do pecado.
Esse sem dúvida não foi o caso, visto que a Bíblia diz que Yahweh “desde o princípio conta o final e desde outrora as coisas que não se fizeram.” — Isaías 46:10
Este texto não pode ser reproduzido sem a expressa autorização do autor. Todos os direitos reservados. ©

Comentários

Postagens mais visitadas