Pular para o conteúdo principal

A Presciência Divina

Português 🇧🇷

Os Estudantes da Bíblia acreditam que em tese Deus, por ser Todo-Poderoso, se quiser pode usar seletivamente seu poder de presciência, isto é, escolhendo o que Ele quer ver com antecedência sobre o futuro. Mas quando esse é o caso, seria a exceção. Via de regra, Deus sabe todas as coisas antes de elas acontecerem. 
Yahweh certamente usou esse poder por ocasião da criação de Adão e Eva e, portanto, sabia que eles pecariam. Já as Testemunhas de Jeová dizem que não, que Deus não sabia que Adão e Eva pecariam e nem poderia saber, pois seria hipócrita da parte de Deus dar uma ordem que Ele saberia que seria desobedecida. 
Os Estudantes da Bíblia não veem contradição alguma nisso, pois, outras ordens de Deus foram dadas quando Ele sabia que seriam desobedecidas. Por exemplo, muitas leis foram dadas à nação de Israel, mas Yahweh sabia que eles não conseguiriam guardá-las com perfeição. Isso não faz de Deus hipócrita, pois era verdade que quem as guardasse perfeitamente viveria. Tanto é que Jesus guardou perfeitamente as leis e tinha direito à vida. Consequentemente, Adão e Eva, se tivessem usado o livre-arbítrio de modo correto, certamente viveriam. O fato de Deus saber o que eles fariam não muda a veracidade da promessa de Deus, de que viveriam se obedecessem.
A Bíblia nos dá outros indícios de que Deus usou sua presciência no caso de Adão e Eva. Somos informados de que “Ele [Jesus] era conhecido de antemão, antes da fundação do mundo” (1 Pedro 1:20), que “o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8) e que Deus, como classe, “nos elegeu nele antes da fundação do mundo” (Ef. 1:4). Isso indica o conhecimento prévio de que seria necessário a classe da Igreja antes mesmo de o mundo ser fundado com Adão e Eva.
Outro detalhe que pode indicar que Deus usou sua presciência com Adão e Eva, é o fato de que  Deus sabia o que estava passando no coração de Satanás, ou seja, Deus viu o primeiro momento em que Satanás começou a entreter tais pensamentos e desejos errados.
Visto que Deus tinha posse de toda essa informação, para os Estudantes da Bíblia, Deus usou esse conhecimento para elaborar um majestoso Plano Divino, que, no decorrer das Eras, ensinaria à humanidade, bem como aos anjos, as consequências de suas más escolhas e selecionaria um pequeno rebanho que, por fim, e junto com Jesus, levará todo o Universo de volta à perfeição e harmonia.
Já no entendimento das Testemunhas de Jeová, Deus não sabia o que ia acontecer. Foi pego de surpresa com a rebelião de Satanás e de Adão e Eva, e depois, elaborou um mero plano de contingência visando remediar as consequências do pecado.
Esse sem dúvida não foi o caso, visto que a Bíblia diz que Yahweh “desde o princípio conta o final e desde outrora as coisas que não se fizeram.” — Isaías 46:10
Este texto não pode ser reproduzido sem a expressa autorização do autor. Todos os direitos reservados. ©

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

O papel das mulheres Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷
Deus de modo algum “diminui” o papel da mulher. No Velho Testamento, por exemplo, vemos que Débora — uma mulher — ocupava o papel de juíza, um papel de liderança.


Mas é importante levar em conta que mesmo no Israel antigo as mulheres não eram escolhidas para o cargo sacerdotal. Na Era Evangélica, o apóstolo Paulo, por inspiração divina, escreveu que as mulheres deveriam permanecer em silêncio nas congregações.
“Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” ‭‭– 1 Coríntios‬ ‭14:33-35,‬ ‭NVI‬ ‬
 Precisamos, no entanto, entender o que significa “ficar em silêncio”. Será que Paulo se referia ao silêncio absoluto, sem poder dar comentários, etc? O próprio Paulo esclarece isso no capítulo 11 de…

Quantos Estudantes da Bíblia existem ao redor do mundo?

Português 🇧🇷
Visto que não mantemos lista de membros, nem buscamos o mero crescimento numérico, mas, em vez disso, o crescimento em Cristo, essa é uma pergunta difícil de ser respondida em termos mundiais. Porém, segundo informações obtidas de membros do Movimento, um número conservador estaria por volta de mais de 10.000 membros. Um número mais otimista, fornecido por uma irmã antiga na verdade, afirma que seria por volta de 50.000. Esses números fundamentam-se nos seguintes fatos:
Todos os anos, são feitas dezenas de convenções em vários países. Apenas na Convenção Geral realizada em Johnstown, na Pensilvânia, tivemos 450 pessoas na assistência. (É importante dizer que essa convenção “geral” é promovida por apenas um dos grupos existentes, o Dawn Bible Students. Há diversos outros grupos nos EUA, que realizam suas convenções. Há convenções feitas praticamente durante o ano inteiro, só nos EUA.) Duas semanas depois, foi realizada uma Convenção na Polônia, com 1.301 presentes. 
Há diver…