Pular para o conteúdo principal

A Presciência Divina



Os Estudantes da Bíblia acreditam que, em tese, Deus, por ser Todo-Poderoso, se quiser pode usar seletivamente seu poder de presciência, isto é, escolhendo o que Ele quer ver com antecedência sobre o futuro. Mas quando esse é o caso, seria a exceção. Via de regra, Deus sabe todas as coisas antes de elas acontecerem. 

Yahweh certamente usou esse poder por ocasião da criação de Adão e Eva e, portanto, sabia que eles pecariam. Já as Testemunhas de Jeová dizem que não, que Deus não sabia que Adão e Eva pecariam e nem poderia saber, pois seria hipócrita da parte de Deus dar uma ordem que Ele saberia que seria desobedecida. 
Os Estudantes da Bíblia não veem contradição alguma nisso, pois, outras ordens de Deus foram dadas quando Ele sabia que seriam desobedecidas. Por exemplo, muitas leis foram dadas à nação de Israel, mas Yahweh sabia que eles não conseguiriam guardá-las com perfeição. Isso não faz de Deus hipócrita, pois era verdade que quem as guardasse perfeitamente viveria. Tanto é que Jesus guardou perfeitamente as leis e tinha direito à vida. Consequentemente, Adão e Eva, se tivessem usado o livre-arbítrio de modo correto, certamente viveriam. O fato de Deus saber o que eles fariam não muda a veracidade da promessa de Deus, de que viveriam se obedecessem.
A Bíblia nos dá outros indícios de que Deus usou sua presciência no caso de Adão e Eva. Somos informados de que “Ele [Jesus] era conhecido de antemão, antes da fundação do mundo” (1 Pedro 1:20), que “o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8) e que Deus, como classe, “nos elegeu nele antes da fundação do mundo” (Ef. 1:4). Isso indica o conhecimento prévio de que seria necessário a classe da Igreja antes mesmo de o mundo ser fundado com Adão e Eva.
Outro detalhe que pode indicar que Deus usou sua presciência com Adão e Eva, é o fato de que  Deus sabia o que estava passando no coração de Satanás, ou seja, Deus viu o primeiro momento em que Satanás começou a entreter tais pensamentos e desejos errados.
Visto que Deus tinha posse de toda essa informação, para os Estudantes da Bíblia, Deus usou esse conhecimento para elaborar um majestoso Plano Divino, que, no decorrer das Eras, ensinaria à humanidade, bem como aos anjos, as consequências de suas más escolhas e selecionaria um pequeno rebanho que, por fim, e junto com Jesus, levará todo o Universo de volta à perfeição e harmonia.
Já no entendimento das Testemunhas de Jeová, Deus não sabia o que ia acontecer. Foi pego de surpresa com a rebelião de Satanás e de Adão e Eva, e depois, elaborou um mero plano de contingência visando remediar as consequências do pecado.
Esse sem dúvida não foi o caso, visto que a Bíblia diz que Yahweh “desde o princípio conta o final e desde outrora as coisas que não se fizeram.” — Isaías 46:10
Este texto não pode ser reproduzido sem a expressa autorização do autor. Todos os direitos reservados. ©

Gostaria de estudar a Bíblia conosco? Entre em contato pelo Telegram: https://t.me/ebbereanos 📲

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas frequentes sobre os Estudantes da Bíblia

Português 🇧🇷 Temos recebidos muitas perguntas sobre o Movimento dos Estudantes da Bíblia e seu fundador, o Irmão Charles Taze Russell. Daremos aqui respostas diretas e indicaremos postagens onde poderão se aprofundar no assunto abordado. Os assuntos estão divididos por tópicos, que serão constantemente atualizados. COMPARAÇÃO COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Questão do sangue: Atos 15:29 proíbe transfusão de sangue? Obviamente, não. O texto fala de comersangue, não de usá-lo para fins medicinais. Ademais, 1 Cor. 10:25-27 dá a entender que a questão de não comer sangue era um arranjo temporário, apenas para não causar mais atritos entre os cristãos de origem judaica e os cristãos gentios. Paulo diz ali que alguém, ao ir no açougue ou na casa de um não-cristão, podia comprar ou comer de tudo sem perguntar a origem. (Os pagãos comiam alimentos feitos de sangue. Se não fosse correto comer sangue, por que Paulo daria essa ordem?) Veja também: Será que as transfusões de sangue são proibidas por …

Biblioteca EBB

Português 🇧🇷 Español 🇪🇸English 🇺🇸Italiano 🇮🇹
🇧🇷Bem-vindo à Biblioteca dos Estudantes da Bíblia Bereanos! Aqui você encontrará publicações clássicas e atuais de diversos grupos de Estudantes da Bíblia, em português, espanhol, inglês e italiano. Volte sempre para verificar as novidades!

ATENÇÃO: Todas as publicações possuem copyright, salvo quando indicado em contrário. As publicações foram traduzidas para o português, o espanhol e o italiano com a autorização das respectivas eclésias e/ou autores. Você pode baixar as publicações para uso pessoal, mas em hipótese alguma poderão ser vendidas. Também não deverão ser disponibilizadas em outros sites, salvo com a devida autorização do(s) autor(es).

🇪🇸¡Bienvenido a la Biblioteca de los Estudiantes de la Biblia Bereanos! Aquí encontrará publicaciones clásicas y actuales de diversos grupos de Estudiantes de la Biblia en portugués, español, inglés e italiano. ¡Vuelve siempre para conocer las novedades!

ATENCIÓN: Todas las publicaciones…

Relatório EBB do Primeiro Quadrimestre de 2019 — 2019 Jan-April BBS Report

𝕰𝖘𝖙𝖚𝖉𝖆𝖓𝖙𝖊𝖘𝖉𝖆𝕭𝖎́𝖇𝖑𝖎𝖆𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝖔𝖘
𝕭𝖊𝖗𝖊𝖆𝖓𝕭𝖎𝖇𝖑𝖊𝕾𝖙𝖚𝖉𝖊𝖓𝖙𝖘𝖎𝖓𝕭𝖗𝖆𝖟𝖎𝖑
Relatório do Primeiro Quadrimestre de 2019
2019 January - April Report

🇧🇷Amados Santos,
Gostaríamos de compartilhar com vocês alguns dos maravilhosos desenvolvimentos na Obra da Vinha no Brasil. Nosso objetivo é encontrar o verdadeiro trigo, aqueles cristãos sinceros que poderão ser futuros membros da Classe de Noiva. Portanto, confiamos nas orientações do Senhor e nos cuidados providenciais para nos ajudar a encontrá-los.
Temos usado vários modos para pregar a Mensagem da Colheita a TODOS:

🇺🇸Dear Saints,
We would like to share with you some of the wonderful developments in the Work of the Vine in Brazil. Our goal is to find the true wheat, those sincere Christians who can be prospective members of the Bride Class. So we rely in the Lord’s leadings and providential care to help us find them.
We have been using several venues to preach the Harvest Message to ALL:
YOUTUBE: “ESTUDANT…